O potencial de Bituruna para o enoturismo, no Estado do Paraná, Brasil

Autores/as

  • Leticia Bartoszeck Nitsche Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Luciane de Fátima Neri Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Zulméia Ferreira Pinheiro Superagui Planejamento Turístico

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i3.38862

Palabras clave:

Bituruna, Enoturismo, Vinícolas, Cultura étnica.

Resumen

Diante do desenvolvimento de zonas enoturísticas no território brasileiro, o presente artigo tem por objetivo analisar o potencial para o desenvolvimento do enoturismo em Bituruna, município localizado no Estado do Paraná, na Região Sul do Brasil. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo exploratória, realizada por meio da análise de referenciais bibliográficos, documentais e entrevistas com os principais produtores de vinho do município, além de participação em grupo de trabalho com empresários locais. Os resultados forneceram uma visão panorâmica sobre o potencial enoturístico, de acordo com as informações sobre os equipamentos e serviços turísticos do município e a produção de vinho nas propriedades rurais, tais como: ano de inicio da atividade, quantidade produzida, processos de produção, aprimoramento da qualidade do produto, formas de comercialização, participação em organizações coletivas, inserção no desenvolvimento turístico local e cultura étnica como atrativo.

Biografía del autor/a

Leticia Bartoszeck Nitsche, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduação em Turismo (Bacharelado); Especialização em Planejamento e Gestão do Turismo; Mestrado e Doutorado em Geografia, títulos obtidos na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atividade profissional: Professora do Curso de Graduação em Turismo e do Mestrado em Turismo da UFPR; Coordenadora do projeto Turismo e desenvolvimento rural no Brasil.

Luciane de Fátima Neri, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduação em Turismo (Bacharelado) e Especialização em Análise Ambiental, ambos pela UFPR; Master em Gestão Púbica do Turismo: competitividade e sustentabilidade pela Universidade Internacional de Andaluzia - UNIARA (Espanha) e Doutorado em Turismo pela Universidade de Málaga (Espanha). Atividade profissional: Professora do Curso de Graduação em Turismo da UFPR.

Zulméia Ferreira Pinheiro, Superagui Planejamento Turístico

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela UFPR e Graduação em Direito (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Master em Gestão Púbica do Turismo: competitividade e sustentabilidade pela Universidade de Andaluzia (Espanha). Atividade profissional: Professora do Curso de Turismo das instituições: PUC, TUIUTI, FACINTER, OPET, UNICENP; Consultora de Planejamento e Desenvolvimento Setorial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE-PR; Sócia da Superagui Planejamento Turístico; Consultora para Programas de Uso Público em Unidades de Conservação.

Publicado

2014-07-31

Cómo citar

Nitsche, L. B., Neri, L. de F., & Pinheiro, Z. F. (2014). O potencial de Bituruna para o enoturismo, no Estado do Paraná, Brasil. Turismo E Sociedade, 7(3). https://doi.org/10.5380/tes.v7i3.38862

Número

Sección

Artigos