Vinícola Caruso Mac Donald: caracterização e diagnóstico do patrimônio histórico industrial em Urussanga (Santa Catarina, Brasil)

Autores

  • Tatiana do Amaral Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernando Barth Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i3.38859

Palavras-chave:

Patrimônio industrial em Urussanga, Vinícola Caruso Mac Donald, Diagnóstico e valorização.

Resumo

No início dos anos 1900 iniciou-se o plantio de uvas viníferas introduzidas por imigrantes italianos no Vale do Rio Urussanga, região sul do Brasil. Posteriormente foram introduzidas outras cepas híbridas de origem americana (uva Goethe) que apresentaram boa adaptação ao clima da região, propiciando o desenvolvimento de uma indústria local e a construção de vinícolas, uma delas objeto desse estudo. Para esse trabalho buscou-se apresentar os resultados de análises das principais características dessa arquitetura industrial identificando as manifestações patológicas mais frequentes nas fachadas de uma das vinícolas da região: Vinícola Caruso Mac Donald em Urussanga, no estado de Santa Catarina. A escolha do objeto de estudo baseou-se na relevância histórica, social, arquitetônica e turística que esta representa para o município e região. Primeiramente são analisadas as características históricas, arquitetônicas e construtivas da edificação. Em seguida é realizada a análise do estado de conservação e identificação de algumas manifestações patológicas nas fachadas da vinícola, por meio de levantamento fotográfico e descrição dessas por meio de observação in loco. Também é feita uma análise da situação das esquadrias externas e das coberturas. Por fim são apresentadas algumas considerações finais de modo a contribuir para a conservação e a valorização da edificação vinícola.

Biografia do Autor

Tatiana do Amaral, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Especialização em Design de Móveis pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ), Mestrado profissionalizante: Conservazione, Gestione e Valorizzazione del Patrimonio Industriale pela Università degli Studi di Padova (UNIPD), IT. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - PósARQ.

Fernando Barth, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorado em Construções Arquitetônicas pela Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) (Barcelona, Espanha). Pós-doutorado em Construções Emergenciais na Università degli Studi di Firenze (UniFI), Itália. Atividade profissional: Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

Downloads

Publicado

31-07-2014

Como Citar

Amaral, T. do, & Barth, F. (2014). Vinícola Caruso Mac Donald: caracterização e diagnóstico do patrimônio histórico industrial em Urussanga (Santa Catarina, Brasil). Turismo E Sociedade, 7(3). https://doi.org/10.5380/tes.v7i3.38859

Edição

Seção

Artigos