Inovação na hotelaria: a percepção desse processo através do olhar de gestores do Porto da Ilha Hotel (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Autores

  • Julia dos Santos Damasio Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Omar Abdel Muhdi Said Omar Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Micheline Gaia Hoffmann Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v8i2.38471

Palavras-chave:

Inovação, Hotelaria, Competitividade.

Resumo

As sociedades modernas estão impulsionadas pela economia baseada em serviços. Em Florianópolis (Santa Catarina, Brasil), a economia baseada em serviços, representa uma das principais atividades econômicas da cidade, que tem no Turismo e na Hotelaria um de seus maiores destaques. A Hotelaria enfrenta uma realidade de consumidores cada vez mais exigentes e aumento da concorrência, e por isso, tem o desafio de inovar a cada dia para conquistar novos clientes e manter o relacionamento estabelecido com os antigos. Para a melhor compreensão do fenômeno da inovação na Hotelaria, nesse artigo se apresenta o resultado da percepção do processo da inovação através do olhar de gestores de um Hotel Executivo do centro de Florianópolis. O método utilizado para a pesquisa foi o descritivo-exploratório com estudo de caso. Os dados foram colhidos com a realização de entrevistas. Os resultados demonstraram existir compreensão dos gestores sobre o processo de inovação como um todo, mas que na Hotelaria especificamente, ainda não relacionam com inovações de ruptura.

Biografia do Autor

Julia dos Santos Damasio, Universidade do Estado de Santa Catarina

Formação: Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro de Educação Superior (ÚNICA). Mestrado profissional em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atividade profissional: Gerente de Operações do Porto da Ilha Hotel.

Omar Abdel Muhdi Said Omar, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Formação: Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestrado profissional em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Micheline Gaia Hoffmann, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Formação: Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atividade profissional: Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

31-08-2015

Como Citar

Damasio, J. dos S., Omar, O. A. M. S., & Hoffmann, M. G. (2015). Inovação na hotelaria: a percepção desse processo através do olhar de gestores do Porto da Ilha Hotel (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil). Turismo E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.5380/tes.v8i2.38471

Edição

Seção

Artigos