Inovação na hotelaria: a percepção desse processo através do olhar de gestores do Porto da Ilha Hotel (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5380/tes.v8i2.38471Palavras-chave:
Inovação, Hotelaria, Competitividade.Resumo
As sociedades modernas estão impulsionadas pela economia baseada em serviços. Em Florianópolis (Santa Catarina, Brasil), a economia baseada em serviços, representa uma das principais atividades econômicas da cidade, que tem no Turismo e na Hotelaria um de seus maiores destaques. A Hotelaria enfrenta uma realidade de consumidores cada vez mais exigentes e aumento da concorrência, e por isso, tem o desafio de inovar a cada dia para conquistar novos clientes e manter o relacionamento estabelecido com os antigos. Para a melhor compreensão do fenômeno da inovação na Hotelaria, nesse artigo se apresenta o resultado da percepção do processo da inovação através do olhar de gestores de um Hotel Executivo do centro de Florianópolis. O método utilizado para a pesquisa foi o descritivo-exploratório com estudo de caso. Os dados foram colhidos com a realização de entrevistas. Os resultados demonstraram existir compreensão dos gestores sobre o processo de inovação como um todo, mas que na Hotelaria especificamente, ainda não relacionam com inovações de ruptura.
