O processo de recuperação de serviços em agências de turismo através da abordagem do sistema sócio-técnico

Autores

  • Robson Gualberto Dantas Fundação Universidade de Itaúna.
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v6i2.29447

Palavras-chave:

Marketing de Serviços, Recuperação de Serviços, Sistema Sócio-Técnico, Agências de Turismo

Resumo

Este artigo aborda a importância do processo de recuperação de serviços para agências de turismo na perspectiva do prestador de serviços. O objetivo desse trabalho foi testar quantitativamente a aplicação do modelo de recuperação de serviços proposto por Smith, Fox e Ramirez (2010) no contexto de agências de turismo. Utilizou-se uma abordagem sócio-técnica, a qual privilegia a participação dos funcionários da empresa na solução das falhas e busca analisar o trabalho como um todo ao considerar as tarefas, tecnologias, pessoas e estrutura como variáveis básicas e interdependentes. A pesquisa foi do tipo quantitativa, tendo sido realizada em agências de turismo da região Centro-Oeste de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados em 2011 por meio de questionários estruturados. Dentre os resultados, tem-se que a existência de um elevado grau de confiança proporciona o retorno positivo dos clientes em relação ao desempenho pessoal dos funcionários da empresa no processo de recuperação de um serviço.

Biografia do Autor

Robson Gualberto Dantas, Fundação Universidade de Itaúna.

Graduação em Administração e Especialização em Marketing pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis (FACED) e Mestrado em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD – MG). Professor do curso de Administração da Universidade de Itaúna - UI.

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Ciência da Computação (bacharelado), Mestrado em Administração e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta II da UFMG. 

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Turismo e Especialização em Avaliação, Gestão e Elaboração de Projetos Sociais pela UFMG. Mestranda em Administração pela UFMG. Professora Bolsista do Curso de Design de Moda da UFMG. 

Downloads

Publicado

14-05-2013

Como Citar

Dantas, R. G., Gosling, M., & Coelho, M. de F. (2013). O processo de recuperação de serviços em agências de turismo através da abordagem do sistema sócio-técnico. Turismo E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.5380/tes.v6i2.29447

Edição

Seção

Artigos