Com vista para o mar: sobre a produção da imagem da Fortaleza vendável (Ceará, Brasil)

Autores

  • Monalisa Freitas Viana

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.25066

Palavras-chave:

Turismo, Zona litorânea, Fortaleza (Ceará, Brasil)

Resumo

O trabalho toma como objeto de estudo a imagem da cidade de Fortaleza (Ceará, Brasil) forjada, principalmente, em âmbito governamental, e à qual se vinculam fortemente os elementos “sol e mar”. Propõe-se aqui discutir sobre alguns dos diversos aspectos relacionados à produção dessa imagem: as estratégias de city-marketing estimuladas institucionalmente, as intervenções urbanísticas em consonância com esse discurso, bem como suas possíveis implicações socioambientais. Para tanto, fez-se necessário perceber a historicidade da ocupação e das formas de apropriação do ambiente litorâneo da cidade, sendo conveniente ressaltar os processos de “turistificação” e especulação imobiliária. A partir de uma pesquisa bibliográfica, o estudo aponta para a compreensão de tal imagem como parte de um processo gerador de impactos sobre a configuração e a paisagem da cidade.

Biografia do Autor

Monalisa Freitas Viana

Licenciada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE). Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Extensão Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), atuando no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento cultural vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - SECULT.

Downloads

Publicado

16-04-2012

Como Citar

Viana, M. F. (2012). Com vista para o mar: sobre a produção da imagem da Fortaleza vendável (Ceará, Brasil). Turismo E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.5380/tes.v5i1.25066

Edição

Seção

Artigos