O lugar sistemático do Sumo Bem em Kant
DOI:
https://doi.org/10.5380/sk.v9i11.88769Resumo
Na literatura, a doutrina kantiana do sumo bem tem sido motivo de grandes controvérsias, que gravitaram, geralmente, em torno do problema da sua integração sistemática e da questão da sua importãncia (ou sua eventual dispensabilidade) para a filosofia moral de Kant, no seu todo. Não obstante isso, fica evidente que, para o próprio Kant, o sumo bem (e a questão da sua realizabilidade no mundo), constituiu muito mais do que um mero apêndice doutrinal da sua teoria. Que ele viu, antes, na solução desta questão uma tarefa central, não só da filosofia moral, mas até da filosofia, no seu todo, mostra-se no fato de ela estar presente, desde o período "pré-crítico" até o "opus postumum", em quase todos os seus escritos principais. - Levando a sério essa postura do próprio Kant, o meu trabalho pretende fornecer, com base numa reconstrução crítica dos componentes essenciais da composição do sumo bem, fornecer os elementos necessários para a determinação do lugar sistemático desta figura no todo da filosofia prática kantiana.
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