Felicidade e dignidade de ser feliz: o sumo bem como ideal dialético da razão prática pura
DOI:
https://doi.org/10.5380/sk.v9i11.88770Abstract
Na análise (no seu Commentary on Kant"s Critique of Practical Reason) da questão se existe uma necessidade moral de promover o sumo bem, L.W. Beck considera que Kant engana-se ao defender a possibilidade de uma conexão a priori, necessária, entre virtude e felicidade, e simplesmente observa que nem na natureza nem na lei moral Kant pode encontrar algo mais do que uma conexão contingente entre virtude e felicidade. E assim ele apresenta sua tese em relação ao conceito de sumo bem: não constitui um conceito prático, mas um ideal dialético da razão. - à luz da interpretação de Beck e, principalmente, da releitura dos textos kantianos, especialmente da Fundamentação e da segunda Crítica, neste ensaio trata-se de analisar em que medida Kant está autorizado a defender uma conexão entre felicidade e dignidade de ser feliz (virtude) no conceito do sumo bem.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Solange Dejeanne

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain copyright of their works and grant Studia Kantiana the right of first publication.
Authors grant the publishers the right to link their articles in future databases.
Studia Kantiana uses the Creative Commons 4.0 (CC BY 4.0).
