O CINEMA BRASILEIRO NO ESTADO NOVO: O DIÁLOGO COM A ITÁLIA, ALEMANHA E URSS

Autores

  • Cláudio Aguiar Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsocp.v0i12.39266

Resumo

Este artigo analisa a relação entre os produtores cinematográficos brasileiros e o Estado na criação de órgãos de incentivo e proteção ao cinema nacional e na elaboração de projetos culturais que pretendiam utilizar o cinema como instrumento de educação e propaganda durante o Estado Novo (1937-1945). Nos anos trinta e quarenta, os cineastas brasileiros, fascinados pelos sistemas de produção cinematográfica oficiais da Alemanha, Itália e URSS, reivindicavam intervenções semelhantes do governo brasileiro, considerando-as como necessárias para a implantação de uma indústria cinematográfica nacional.

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Como Citar

Aguiar Almeida, C. (1999). O CINEMA BRASILEIRO NO ESTADO NOVO: O DIÁLOGO COM A ITÁLIA, ALEMANHA E URSS. Revista De Sociologia E Política, (12), 121–129. https://doi.org/10.5380/rsocp.v0i12.39266

Edição

Seção

Artigos Originais