Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
ATENÇÃO!
Você está na página errada
As submissões NÃO DEVEM SER FEITAS pela plataforma OJS. Essa plataforma só está ativa pois é através dela que os nossos leitores podem acessar os fascículos mais antigos (nº01 até nº11), publicados entre 1994 e 1998. Até que toda a coleção esteja na SciELO, precisamos manter essa ferramenta operacional. Por favor, não se confunda. Se tiver alguma dúvida, escreva para editoriarsp@gmail.com
Se você deseja submeter um artigo para a Revista de Sociologia e Política, por favor, leia atentamente as instruções aos autores, que estão disponíveis na página de diretrizes aos autores.
Nossa plataforma de submissões é o ScholarOne Manuscripts™
- Eu confirmo ter lido o comunicado acima, e informo aos editores que estou ciente de que meu artigo não será analisado caso eu decida prosseguir com a submissão por essa plataforma.
Artigos Originais
Os manuscritos publicados na seção de “Artigos Originais” devem apresentar resultados substantivos de pesquisas empíricas a partir da análise de dados e evidências ainda não publicados em periódicos que utilizam o sistema de revisão duplo-cego. Sendo assim, recomenda-se que as versões preliminares de manuscritos publicados nesta seção tenham sido discutidas previamente em congressos científicos, de modo que a veiculação destas versões prévias em anais de eventos não prejudica o ineditismo do documento que será publicado nesta seção. Não existe qualquer restrição quanto à disponibilização prévia dos artigos em repositórios de pré-prints.Governança e Políticas Públicas
Os manuscritos publicados na seção “Governança e Políticas Públicas” são artigos científicos do campo das Políticas Públicas que apresentam resultados de pesquisas baseadas em evidências. Com um perfil distinto dos tradicionais artigos acadêmicos, ela busca estimular o desenvolvimento de uma produção voltada para a análise empírica de políticas de governo. A ideia é enfocar a política das políticas públicas e as implicações dos achados empíricos para o aprimoramento das políticas governamentais. O nome “Governança” deixa clara a abertura para incluir atores estatais e não estatais no escopo analítico dos trabalhos. Os artigos devem enfrentar o duplo desafio de contribuir para o desenvolvimento científico, apresentando novos dados, abordagens teóricas e metodológicas e achados que corroboram ou questionam teorias existentes e, ao mesmo tempo, contribuam para o aprimoramento das políticas estudadas, apontando limites e possíveis caminhos futuros (“recomendações”).Ensaios Bibliográficos
Os manuscritos publicados na seção “Ensaios bibliográficos” devem promover revisões de literatura sobre um tema ou problema de pesquisa em Ciência Política ou em Sociologia Política. Revisões de literatura são balanços bibliográficos que informam o estado atual da discussão de determinada área de investigação, com foco nos estudos mais relevantes e mais atuais relacionados a um tópico de interesse. Os ensaios bibliográficos não podem ser uma compilação de resumos dos estudos disponíveis, mas devem: avaliar criticamente os materiais publicados; sumarizar estudos recentes, expondo e explicando seus pontos fortes e fracos; identificar lacunas e inconsistências da literatura analisada; esclarecer se e como a literatura selecionada respondeu a problemas específicos de pesquisa; e indicar como pesquisas futuras poderiam ser conduzidas para influenciar efetivamente a área de investigação ou cobrir alguma lacuna de conhecimento existente. Os ensaios bibliográficos podem mostrar como a literatura está organizada segundo escolas de pensamento, métodos empregados nos estudos, diferentes questões de pesquisa em uma mesma temática ou mesmo diferentes respostas para uma mesma questão de pesquisa. É importante que a revisão cubra a produção bibliográfica mais atual, mesclando literatura nacional e internacional. Há interesse específico nas modalidades de revisão sistemática, revisão de escopo, meta-análises, estudos bibliométricos e mapas cientométricos de uma área de investigação, mas revisões narrativas também são bem-vindas. Para uma síntese dos principais tipos de revisão de literatura, ver o Quadro 1 do artigo de artigo disponível nesse link.
Declaração de Direito Autoral
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.