Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  •  

    ATENÇÃO!

     

     

    Você está na página errada

     

     

    As submissões NÃO DEVEM SER FEITAS pela plataforma OJS. Essa plataforma só está ativa pois é através dela que os nossos leitores podem acessar os fascículos mais antigos (nº01 até nº11), publicados entre 1994 e 1998. Até que toda a coleção esteja na SciELO, precisamos manter essa ferramenta operacional. Por favor, não se confunda. Se tiver alguma dúvida, escreva para editoriarsp@gmail.com  

     

    Se você deseja submeter um artigo para a Revista de Sociologia e Política, por favor, leia atentamente as instruções aos autores, que estão disponíveis na página de diretrizes aos autores.

     

    Nossa plataforma de submissões é o ScholarOne Manuscripts™

  • Eu confirmo ter lido o comunicado acima, e informo aos editores que estou ciente de que meu artigo não será analisado caso eu decida prosseguir com a submissão por essa plataforma.

Diretrizes para Autores

Os manuscritos devem ser redigidos em um português claro e conciso. Artigos em espanhol e em inglês também serão aceitos. Os documentos devem ser formatados com a fonte Times New Roman, em tamanho 12 e espaçamento 1,5.

Os manuscritos publicados nas seções “Artigos Originais” e “Ensaios Bibliográficos” devem conter até 10 mil palavras, incluindo referências bibliográficas e apêndices. Os documentos podem conter no máximo 10 elementos flutuantes (quadros, tabelas, gráficos, figuras, etc.), que devem ser numerados em sequência, conforme cada espécie de elemento flutuante (tabela 1, tabela 2, quadro 1, quadro 2, gráfico 1, tabela 3, quadro 3, gráfico 2, etc.)

Embora não seja obrigatório, sugere-se que os ensaios bibliográficos sejam organizados em cinco seções: (I) uma introdução que informe o estado atual da discussão sobre o tópico de interesse, a questão ou o problema que exige revisão e a justificativa da relevância do manuscrito; (II) uma seção específica dedicada aos procedimentos metodológicos, explicando as operações realizadas para a busca dos textos analisados no ensaio, os critérios de seleção de fontes e dos estudos, além de considerações acerca do método de extração de informações contidas nos textos analisados. Se softwares de análise bibliométrica forem utilizados, é preciso notificar isso e explicar como os seus resultados devem ser lidos; (III) uma seção destinada a apresentar os principais resultados, separada da (IV) seção de discussão dos resultados, na qual se apresente o que é conhecido, o que é desconhecido, imprecisões e recomendações encontradas na literatura analisada no ensaio. Finalmente, na seção (V), dedicada às ‘Conclusões’, são expostos ordenadamente as principais conclusões, os limites da atual revisão e os possíveis desdobramentos dessa análise bibliográfica para pesquisas futuras. Recomenda-se fortemente que os(as) autores(as) se esforcem para construir um quadro-síntese que exponha as principais características e os principais resultados obtidos na análise da literatura pertinente. Como exemplos do que entendemos serem bons quadros-síntese, sugerimos a observação do Quadro 1 disponível nesse artigo e das Tabelas 3 e 4 disponíveis nesse artigo.

Os manuscritos da seção “Governança e Políticas Públicas” devem conter no máximo 6 mil palavras. A submissão deve estar acompanhada de um resumo com até 450 palavras, elaborado de acordo com o formato IMRAD da Revista de Sociologia e Política. Caso o artigo seja aprovado para publicação na seção “Governança e Políticas Públicas”, os autores e as autoras deverão apresentar um “Sumário Executivo” de 1 (uma) página para divulgação dos principais achados da pesquisa, contendo uma versão sintética dos resultados do artigo. Para referência do tamanho, este sumário executivo deverá ter cerca de 600 palavras e um gráfico ou tabela e deverá ser redigido a partir da seguinte estrutura: 

Contexto da pesquisa;

Evidências anteriores ao estudo; 

Valor agregado do estudo; 

Implicações de todas as evidências disponíveis.

Para um exemplo deste sumário executivo, ver o quadro disponível na segunda página do artigo disponível nesse link. Os manuscritos publicados nas seções “Artigos Originais” e “Ensaios Bibliográficos” não precisam ter um sumário executivo.

 

 

 

Os artigos e ensaios bibliográficos devem ser submetidos através do endereço eletrônico https://mc04.manuscriptcentral.com/rsocp-scielo. O resumo dos artigos originais deve ser redigido no formato IMRAD (introdução, materiais e métodos, resultados, discussão). A Revista de Sociologia e Políticasolicita que o resumo seja fornecido através de formulários específico disponível para download neste link. Este formulário precisa ser preenchido e anexado durante o processo de submissão online.

Os manuscritos devem ser anexados sem quaisquer informações que permitam identificar seus autores, tais como: nome e informações institucionais, agradecimentos, vinculação do artigo a projetos de pesquisa, ou a instituições universitárias. As referências no corpo do texto a trabalhos publicados previamente também devem ser suprimidas, para assegurar o anonimato durante o processo de avaliação. Esta é uma versão para avaliação por pares, e todas essas informações poderão ser adicionadas após o processo de avaliação, caso o artigo seja aprovado. As dúvidas a este respeito devem ser enviadas para editoriarsp@gmail.com.

O título do artigo deve conter até 100 caracteres com espaços. Cada nota de rodapé deve conter no máximo 400 caracteres com espaços. Essa são restrições necessárias ao projeto gráfico do periódico, e portanto não serão toleradas exceções.

As referências bibliográficas utilizadas serão apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo o padrão harvard:

 

Artigos publicados em periódicos científicos (com um autor)

Sobrenome, N. (ANO) Título do Artigo. Título do Periódico, vol(nº), pp. início-fim.

Exemplo: Bécarud, J. (1973) Noblesse et représentation parlementaire: les députés nobles de 1871 à 1968. Revue Française de Science Politique, 23(5), pp. 972–993.

 

Artigos publicados em periódicos científicos (com mais de um autor)

Sobrenome, N. & Sobrenome, N. (ANO) Título do Artigo. Título do Periódico, vol(nº), pp. início-fim.

Exemplo: Neal, M. & Morgan, J. (2000) The professionalization of everyone?: a comparative study of the development of the professions in the United Kingdom and Germany. European Sociological Review, 16(1), pp. 9–26.

 

Artigos publicados em periódicos científicos (com DOI)

Sobrenome, N. & Sobrenome, N. (ANO) Título do Artigo. Título do Periódico, vol(nº), pp. início-fim. DOI: número do DOI

Exemplo: Ricci, P. & Zulini, J. P. (2013) Quem ganhou as eleições?: a validação dos resultados antes da criação da justiça eleitoral. Revista de Sociologia e Política, 21(45), pp. 91–105. DOI: 10.1590/S0104-44782013000100008

 

Artigos publicados em periódicos científicos (que identificam apenas o número do fascículo)

Sobrenome, N. & Sobrenome, N. (ANO) Título do Artigo. Título do Periódico, s/v(nº), pp. início-fim.

Exemplo: Fachinetto, R. F., Madeira, L. M., Aquino, J. & Geliski, L. (2020) As linhagens de descendência acadêmica dos pesquisadores pioneiros nos estudos sobre violência, crime e justiça criminal no Brasil (1970-2018). BIB Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, s/v(91), pp. 1-39.

 

Artigos publicados em periódicos científicos (que identificam apenas o número do volume)

Sobrenome, N. & Sobrenome, N. (ANO) Título do Artigo. Título do Periódico, nº vol(s/n), pp. início-fim. DOI: número do doi

Exemplo: Fielding, D. (2000) Social and economic determinants of English voter choice in the 1997 general election. Public Choice, 102(s/n), pp. 271-295.

 

Livros

Sobrenome, N. (ANO) Título do livro. Cidade: Editora.

Exemplo: Panebianco, A. (2005) Modelos de partido: organização e poder nos partidos políticos. São Paulo: Martins Fontes.

 

Livros (a partir da 2ª edição)

Sobrenome, N. (ANO) Título do livro. nº Edição. Cidade: Editora.

Exemplo: Carvalho, J.M. de. (1996) A construção da ordem: a elite política imperial; Teatro de sombras: a política imperial. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Relume-Dumará.

 

Livros (cuja primeira edição foi publicada há muitos anos)

Sobrenome, N. (ANO) [ANO DA EDIÇÃO ORIGINAL] Título do livro. nº Edição. Cidade: Editora.

Exemplo: Hamilton, A., Madison, J., Jay, J. (1985) [1788] O Federalista. 3ª Edição. São Paulo: Abril Cultural.

 

Capítulo em coletânea ou livro organizado

Sobrenome, N. (ANO) Título do capítulo. In: N. Sobrenome & N. Sobrenome (orgs) Título do livro ou coletânea. Cidade: Editora, pp. início–fim.

Exemplo: Weber, M. (1994) Politics as a vocation. In: P. Lassman & R. Speirs (eds) Weber: Political writings. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 309–369.

 

Teses e dissertações

Sobrenome, N. (ANO) Título do trabalho. Tese de Doutorado ou Dissertação de Mestrado. Cidade: Nome da Universidade.

Exemplo: Massimo, L. (2018) A profissionalização da oligarquia no Brasil: um estudo sobre a estrutura da carreira política dos senadores na Primeira República. Tese de Doutorado. Curitiba: Universidade Federal do Paraná.

 

Comunicação apresentada em congresso

Sobrenome, N. & Sobrenome, N. (ANO) Título da Comunicação. In: Nome do Congresso. Cidade.

Exemplo: Veiga, L. & Souza, N.R. de. (2006) PT, mandatário, versus PSDB, desafiante: as estratégias de retórica na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2004. In: 5o Encontro da ABCP. Belo Horizonte.

 

Working Papers

Sobrenome, N. (ANO) Título do manuscrito. Título da Série. [online] Cidade: Instituição, pp. início-fim. Disponível em: <link>. Acesso em: dd de mm. aaaa.

Exemplo: Evans, P. (2008) In search of the 21st Century Developmental State. The Centre for Global Political Economy. Working Paper n. 04. [online] Brighton: University of Sussex, pp. 1-22. Disponível em: <https://www.sussex.ac.uk/webteam/gateway/file.php?name=cgpe-wp04-peter-evans.pdf&site=359>. Acesso em: 14 de mai. 2020.

 

Vídeos ou áudios disponíveis em repositórios online

Usuário, ANO (dia mês) Título do material [Tipo de material]. Nome do Repositório digital ou website. Disponível em: <link>. Acesso em: dd de mm. aaaa.

Exemplo: Eduardo Alsogaray, 2011 (11 nov) Alsogaray-el modelo dirigista de los últimos 40 años está agotado-1987 [video]. YouTube. Disponível em: <https://youtu.be/HZQfxev6F44>. Acesso em: 23 de ago. 2020.

 

Postagens em redes sociais

Usuario [@usuario, quando corresponder], ANO (dia mês) Conteúdo das postagens até 20 palavras [Descrição de audiovisuais] [Tipo de postagem]. Nome da rede social. Disponível em: <link>. Acesso em: dd de mm. aaaa.

Exemplo: Dodds, K. [@klausdodds], 2020 (11 nov) Modeling the Future of the Greenland Ice Sheet [vídeo sobre geleiras] [tweet]. Twitter. Disponível em: <https://twitter.com/klausdodds/status/1297789531928907776?s=19>. Acesso em: 23 de ago. 2020.

 

Arquivos Públicos

Sobrenome, N., ANO (dia mês) Título ou cabeçalho do documento. [descrição do material]. Nome da coleção (série, coleção, caixa, pasta, identificador individual). Cidade: Nome do repositório, pp. início-fim. Disponível em: <link>. Acesso em: dd de mm. aaaa.

Exemplo: Wilkins, Sir H., 1938 (6 set) Antarctic Ellsworth´s Flight Enderbyland [Telegrama]. Ross Sea (A981/ANT22). Canberra: National Archives of Australia.

 

Relatórios técnicos

Sobrenome, N. ou SIGLA DA INSTITUIÇÃO DE ORIGEM. (ANO) Título. [online] Cidade: Editora, Páginas. Disponível em: <link>. Acesso em: dd de mm. aaaa.

Exemplo: IBGE. (2015) Projeto regiões rurais 2015: relatório técnico. [online] Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=294413>. Acesso em: 28 de ago. 2020.

 

Outras fontes

SIGLA DA FONTE. (ANO) Nome do relatório ou do banco de dados utilizado. Disponível em: <link>. Acesso em: dd de mm. aaaa.

Exemplo: IMF. (2000) Diversity Annual Report. Disponível em: <http://www.imf.org/external/np/div/2000/>. Acesso em: 16 de set. 2013.

 

Artigos e jornais

Título da Matéria (ANO) Nome do jornal. Cidade, dia de mês. Disponível em: <link>. Acesso em: dd de mm. aaaa.

Exemplo: La gente reclama más rigor para luchar contra la delincuencia (1999) El Clarín. Buenos Aires, 18 de abr. Disponível em: <http://edant.clarin.com/diario/1999/04/18/e-03801d.htm>. Acesso em: 15 de nov. 2013.

 

Formato de remissões bibliográficas no corpo do texto

Uma referência com apenas um autor

(Autor, ANO, p. xx)

Exemplo: (Carvalho, 1996, p. 23)

 

Uma referência com dois autores

(Autor 1 & Autor 2, ANO, p. xx)

Exemplo: (Veiga & Souza, 2006, p. 44)

 

Uma referência com três autores ou mais

(Autor 1 et. al., ANO)

Exemplo: (Bright et al., 2015)

 

Referências múltiplas, separadas por ponto e vírgula

(Autor 1, ANO; Autor 1 & Autor 2, ANO; Autor 1 et. al., ANO)

Exemplo: (Weber, 1994; Veiga & Souza, 2006; Bright et al., 2015)

 

Artigos Originais

Os manuscritos publicados na seção de “Artigos Originais” devem apresentar resultados substantivos de pesquisas empíricas a partir da análise de dados e evidências ainda não publicados em periódicos que utilizam o sistema de revisão duplo-cego. Sendo assim, recomenda-se que as versões preliminares de manuscritos publicados nesta seção tenham sido discutidas previamente em congressos científicos, de modo que a veiculação destas versões prévias em anais de eventos não prejudica o ineditismo do documento que será publicado nesta seção. Não existe qualquer restrição quanto à disponibilização prévia dos artigos em repositórios de pré-prints.

Governança e Políticas Públicas

Os manuscritos publicados na seção “Governança e Políticas Públicas” são artigos científicos do campo das Políticas Públicas que apresentam resultados de pesquisas baseadas em evidências. Com um perfil distinto dos tradicionais artigos acadêmicos, ela busca estimular o desenvolvimento de uma produção voltada para a análise empírica de políticas de governo. A ideia é enfocar a política das políticas públicas e as implicações dos achados empíricos para o aprimoramento das políticas governamentais. O nome “Governança” deixa clara a abertura para incluir atores estatais e não estatais no escopo analítico dos trabalhos. Os artigos devem enfrentar o duplo desafio de contribuir para o desenvolvimento científico, apresentando novos dados, abordagens teóricas e metodológicas e achados que corroboram ou questionam teorias existentes e, ao mesmo tempo, contribuam para o aprimoramento das políticas estudadas, apontando limites e possíveis caminhos futuros (“recomendações”).

Ensaios Bibliográficos

Os manuscritos publicados na seção “Ensaios bibliográficos” devem promover revisões de literatura sobre um tema ou problema de pesquisa em Ciência Política ou em Sociologia Política. Revisões de literatura são balanços bibliográficos que informam o estado atual da discussão de determinada área de investigação, com foco nos estudos mais relevantes e mais atuais relacionados a um tópico de interesse. Os ensaios bibliográficos não podem ser uma compilação de resumos dos estudos disponíveis, mas devem: avaliar criticamente os materiais publicados; sumarizar estudos recentes, expondo e explicando seus pontos fortes e fracos; identificar lacunas e inconsistências da literatura analisada; esclarecer se e como a literatura selecionada respondeu a problemas específicos de pesquisa; e indicar como pesquisas futuras poderiam ser conduzidas para influenciar efetivamente a área de investigação ou cobrir alguma lacuna de conhecimento existente. Os ensaios bibliográficos podem mostrar como a literatura está organizada segundo escolas de pensamento, métodos empregados nos estudos, diferentes questões de pesquisa em uma mesma temática ou mesmo diferentes respostas para uma mesma questão de pesquisa. É importante que a revisão cubra a produção bibliográfica mais atual, mesclando literatura nacional e internacional. Há interesse específico nas modalidades de revisão sistemática, revisão de escopo, meta-análises, estudos bibliométricos e mapas cientométricos de uma área de investigação, mas revisões narrativas também são bem-vindas. Para uma síntese dos principais tipos de revisão de literatura, ver o Quadro 1 do artigo de artigo disponível nesse link.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.