DISCIPLINA PARTIDÁRIA E APOIO AO GOVERNO NO BICAMERALISMO BRASILEIRO

Autores

  • Pedro Robson Pereira Neiva Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v19i39.31694

Palavras-chave:

bicameralismo, Senado, partidos, poder Legislativo, governabilidade

Resumo

O artigo avalia a disciplina dos partidos políticos no poder Legislativo brasileiro e o apoio que proporcionamao governo, sob uma perspectiva bicameral. Busco dois objetivos principais. O primeiro é o de incluiro Senado na discussão sobre o relacionamento entre o poder Executivo e o poder Legislativo no país,comparando-o com a Câmara dos Deputados. Em segundo lugar, procuro avaliar os partidos individualmente,levando em consideração as suas características peculiares, que não são inerentes ao sistema partidário.A análise foi feita a partir das votações nominais realizadas na Câmara dos Deputados e no SenadoFederal no período de 1989 a 2008, comparando o comportamento dos partidos entre si e com eles mesmos,ao longo do tempo. A abordagem cross-section e longitudinal permitiu observar resultados até então nãoidentificados pela literatura que trata do relacionamento entre o poder Executivo e o poder Legislativo nopaís. Apesar de reforçar a corrente da literatura que afirma serem os partidos coesos, disciplinados eprevisíveis, argumento que eles diferem substancialmente entre si, seja em suas estratégias, seja em suaforma de articulação. Dada a elevada fragmentação e as características peculiares de cada um dos partidos,não parece apropriado falar-se em atributos sistêmicos, que se estendam para todos eles; menos aindaquando se leva em consideração as duas casas legislativas.

Biografia do Autor

Pedro Robson Pereira Neiva, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj)

Pedro Robson Pereira Neiva (prneiva@gmail.com) é Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitáriode Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).

Downloads

Como Citar

Neiva, P. R. P. (2011). DISCIPLINA PARTIDÁRIA E APOIO AO GOVERNO NO BICAMERALISMO BRASILEIRO. Revista De Sociologia E Política, 19(39). https://doi.org/10.5380/rsp.v19i39.31694

Edição

Seção

Artigos Originais