PRÁTICA POLÍTICA, QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS E TRABALHO IMATERIAL HOJE

Autores/as

  • Henrique Amorim Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsp.v17i33.28740

Palabras clave:

Prática política, qualificações profissionais e trabalho imaterial

Resumen

O desenvolvimento das forças produtivas caracteriza-se como um importante objeto de estudos da teoriasocial contemporânea. No entanto, a consideração desse tema esteve limitada a aspectos técnicos dosprocessos de trabalho. Tecnologia, novos conhecimentos, técnicas administrativas e produtivas foramindicadas como elementos centrais para a constituição da "consciência" revolucionária da classe trabalhadora.Hoje, no debate sobre o trabalho imaterial, a relação entre os conteúdos cognitivos do trabalho ea "tomada de consciência" política revolucionária, como nexo causal da unidade política da classe trabalhadora,é apresentada como eixo fundamental para a constituição de uma sociedade livre das amarras docapital. Nesse artigo, pretendo discutir qual o papel das qualificações profissionais na composição dasteses sobre o trabalho imaterial como força produtiva central nas sociedades capitalistas.

Biografía del autor/a

Henrique Amorim, Unicamp

Henrique Amorim (henriqueamorim@hotmail.com) é Doutor em Ciências Sociais pela UniversidadeEstadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em Sociologia pela mesma instituição.

Cómo citar

Amorim, H. (2009). PRÁTICA POLÍTICA, QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS E TRABALHO IMATERIAL HOJE. Revista De Sociologia E Política, 17(33). https://doi.org/10.5380/rsp.v17i33.28740

Número

Sección

Artigos Originais