CONSTRUINDO UM ESPACO:A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO MOVIMENTO SINDICAL (1978-1988)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsocp.v0i10-11.39277Abstract
Neste artigo, analisamos as conex.es estabelecidas a partir do final da década de setenta entre as lutas feministas e as práticas do “novo sindicalismo A reelaboração do ideário feminista pelas militantes sindicais impulsionou o crescimento do debate sobre a condição feminina no interior do movimento sindical ao longo dos anos oitenta, o que resultou, por sua vez, no crescimento (ainda que em menor grau) das políticas desenvolvidas pelos sindicatos visando encaminhar demandas das mulheres trabalhadoras, incorporá-las à luta sindical e ampliar sua participação nas instâncias decisórias. Em nossa pesquisa, examinamos documentos produzidos por três sindicatos filiados à. Central Única dos Trabalhadores e pudemos, através de entrevistas, analisar as histórias de vida de duas sindicalistas. O estudo da documentação oral e escrita nos permite argumentar que este processo contribuiu para a ampliação das concepções de classe e de democracia, no apenas no interior destes sindicatos, mas também dentro da própria CUT
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores transferem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política. Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista de Sociologia e Política.