AVALIAÇÃO DE RISCO DE QUEDA DE ÁRVORES DE TIPUANA TIPU (BENTH.) KUNTZE NA ‘RUA MAIS BONITA DO MUNDO’, EM PORTO ALEGRE, RS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v17i4.87943Palavras-chave:
arborização urbana, avaliação visual, falha, manejo de árvoresResumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar o grau de risco e propor medidas de manejo para as árvores de tipuanas, que compõe o túnel verde da rua conhecida como a ‘rua mais bonita do mundo’, em Porto Alegre, RS. Foram avaliados 26 indivíduos escolhidos aleatoriamente, através da metodologia desenvolvida pela ISA – International Society of Arboriculture, em que é realizada uma avaliação não invasiva, mediante uma inspeção visual externa da árvore, a fim de quantificar e qualificar os defeitos presentes, bem como o entorno e a existência de alvos potenciais. O resultado deste estudo revelou que 16% dos indivíduos avaliados apresentaram risco de queda baixo; 42% moderado; 38% alto e 4% máximo. Após avaliação, verificou-se que 25 árvores podem ser preservadas, desde que sejam realizadas práticas de manejo, como podas, monitoramento e adequação do canteiro. Para nove indivíduos recomendou-se uma inspeção interna com uso de equipamentos a fim de melhor averiguar o risco. Para um dos indivíduos (risco máximo), foi recomendada a supressão, tendo em vista que medidas de manejo convencionais não conseguiriam reduzir significativamente o risco de queda. Este estudo revelou a necessidade de manutenção preventiva a fim de diminuir o número de acidentes envolvendo as árvores urbanas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
