LEVANTAMENTO QUALI-QUANTITATIVO DE ESPÉCIES ARBÓREAS E ARBUSTIVAS NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA URBANA DOS BAIRROS CENTRO E CENTRO NORTE, VÁRZEA GRANDE, MATO GROSSO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v4i2.66406Palavras-chave:
arborização urbana, árvores, arbustosResumo
A arborização é muito importante para a obtenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida nas cidades, mas para isso a escolha da espécie adequada para um local é fundamental no planejamento da arborização urbana. O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento quali-quantitativo de árvores e arbustos nos bairros Centro e Centro Norte, Várzea Grande - MT. Foi obtida uma população de 352 árvores, sendo esta representada por 20 famílias, 29 gêneros e 31 espécies. A família de maior ocorrência foi a Caesalpiniaceae atual Fabaceae, com seis espécies representantes. Com relação ao porte houve maior ocorrência de árvores 286, já arbustos apenas 66 indivíduos. Constatou-se que as características das podas se encontravam adequadas, sendo poucas com um total de 48, com poda inadequada e 13 com poda drástica. Observou-se uma riqueza na diversidade de espécies no espaço amostral, sendo bem distribuídas e em apenas algumas ruas é que se encontra o predomínio de apenas uma determinada espécie. Outro fator importante observado é que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) de Várzea Grande – MT plantou mudas que priorizam o cultivo de espécies nativas, pois estas são adaptadas ao clima local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.