UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA SUPORTE ESPACIAL E DE DECISÕES À GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA, PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v5i3.66305Palavras-chave:
Árvores de rua, banco de dados orientado ao objeto, planejamento e manutenção da arborização.Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados iniciais da implantação e utilização de um sistema de informações geográficas direcionado para a gestão da arborização urbana, e tem por objetivo avaliar as possibilidades do uso dessa ferramenta no Município de Guarapuava, Paraná. O sistema foi implementado com um software livre e abrangendo parte do centro da cidade. O modelo de dados foi orientado apenas a um objeto geográfico, representando as árvores da arborização urbana, e sua localização espacial em relação a componentes da infra-estrutura urbana, tais como logradouros e passeios pavimentados, rede de água, de esgoto, e de energia elétrica, entre outros serviços urbanos essenciais. Várias consultas foram elaboradas e algumas foram apresentadas neste trabalho. Os primeiros resultados demonstram que algumas funções utilizadas neste modelo de dados podem agilizar o controle operacional das atividades para suporte às decisões no manejo da arborização urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.