IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL PARA ANALISAR A INFLUÊNCIA DA COBERTURA ARBÓREA NO MICROCLIMA DAS RUAS DE CURITIBA-PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v9i4.63302Keywords:
Clima urbano, Arborização urbana, Temperatura, Umidade relativaAbstract
O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência da cobertura arbórea no microclima de ruas da cidade de Curitiba-PR por meio de imagens de satélite de alta resolução. Para isso foram selecionadas três ruas arborizadas e três sem cobertura arbórea. Foram instaladas miniestações para coleta de dados de temperatura e umidade relativa, nas quatro estações do ano, com início no inverno de 2011. A determinação da porcentagem de cobertura arbórea foi realizada a partir de técnicas de sensoriamento remoto, na qual foram utilizadas imagens do satélite GeoEye-1. Para a escolha do melhor resultado, testaram-se diferentes dimensões de buffers ao redor dos pontos de coleta: 100, 75, 50, 25, 10 e 5 m. Os resultados indicam que os pontos com maior cobertura arbórea foram os que proporcionaram menores temperaturas e maiores valores de umidade relativa. Por meio da análise de correlação simples e dos diagramas de dispersão, pode-se afirmar que a melhor forma de avaliar a influência da cobertura arbórea no microclima foi com a utilização de buffers com distância de 25 e 50 m. Conclui-se que a utilização de imagens de satélite de alta resolução espacial mostrou-se eficiente na identificação e quantificação da cobertura arbórea da cidade, bem como na determinação da influência da vegetação no microclima urbano.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
