A ARBORIZAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE GOIANDIRA/GO – CARACTERIZAÇÃO QUALI-QUANTITATIVA E PROPOSTAS DE MANEJO
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v5i3.66312Keywords:
vegetação urbana, arborização viária, inventário florístico, planejamento ambiental, ambiente urbano.Abstract
A arborização desempenha importantes funções na qualidade do ambiente urbano. A cidade de Goiandira-GO, inserida na grande região do Cerrado, não possui nenhum plano de arborização urbana, apresentando vários problemas com a manutenção da sua área verde, sendo que grande parte das árvores existentes é decorrente da ação de voluntários, sem acompanhamento técnico. Isso gera à prefeitura onerosos custos com intervenções emergenciais. Este trabalho visou diagnosticar a situação da arborização em áreas urbanas do município, através da realização de um levantamento quali-quantitativo das espécies. O inventário, do tipo censo, constou de 1440 árvores, pertencentes a 36 famílias e 105 espécies, das quais mais de 50% são exóticas. Foi verificada baixa equitabilidade (0,14) entre as espécies (seis espécies correspondem a 50,1% das árvores encontradas). A relação árvores/habitante (0,3) e o índice de área verde (1,29 m2 /habitante) foi insuficiente em relação às recomendações da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Muitas árvores apresentaram conflitos com a fiação elétrica, porém, poucos foram os casos de conflitos com a iluminação pública, com as construções ou problemas fitossanitários. As interferências executadas pela prefeitura e pela população muitas vezes foram equivocadas e prejudiciais às árvores. São sugeridas ações de manejo para o planejamento da (re) arborização da cidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.