ARBORIZAÇÃO DE VIAS EM AVARÉ (SP): ANÁLISE DA RIQUEZA TAXONÔMICA E ACESSIBILIDADE NO ESPAÇO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v15i4.73082Palavras-chave:
Conservação do meio ambiente, Áreas verdes urbanas, Plantio de árvores, Vegetação em vias públicas, Qualidade ambientalResumo
As árvores oferecem muitos serviços ecossistêmicos como, redução da poluição sonora, sequestro de carbono, redução de impacto da chuva no solo possibilitando maior infiltração da água, regulação microclimática, refúgio para fauna silvestre e urbana, dentre outros. Contudo, o plantio de árvores nas cidades brasileiras vem sendo feito sem planejamento técnico, resultando em diversidade reduzida, uso excessivo de espécies exóticas e, consequentemente, em problemas estruturais, ambientais e onerosos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar as condições da arborização em espaços públicos, mais precisamente, em seis importantes avenidas da cidade de Avaré, SP. Para tanto, as espécies arbóreas foram identificadas e analisadas quanto à diversidade, porte e localização adequada do plantio em calçadas e/ou canteiros centrais. Foram identificadas 459 árvores, distribuídas em 33 espécies. Dessas, 35% pertencem a espécies nativas (163 indivíduos) e 65% a exóticas (296 indivíduos). Em todos os locais estudados, a maior parte das árvores não comprometia a acessibilidade e não conflitava com a rede elétrica. Portanto, a localização da maioria das árvores estudadas mostrou-se adequada, porém, sugere-se em ações futuras, a priorização pelos responsáveis quanto ao plantio de nativas, pelo atual número elevado de indivíduos exóticos, incluindo espécies não indicadas para plantio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.