O papel das Ligas Acadêmicas de Dermatologia na formação acadêmica: adaptando o ensino da Dermatologia aos tempos atuais.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rmu.v3i2.46736Palavras-chave:
Educação Continuada, Dermatologia, CurrículoResumo
As Ligas Acadêmicas de Dermatologia são atividades extracurriculares criadas por estudantes de Medicina em diversas escolas médicas do Brasil. Aceitas como extensão universitária, as Ligas trazem tanto benefícios como riscos à formação médica. Como benefícios é possível citar a inserção do estudante na rotina da especialidade e em contato com a comunidade em atividades de atenção primária. Os riscos se resumem às participações em atividades inadequadamente supervisionadas. Na Universidade Federal do Paraná, a Liga Acadêmica de Dermatologia possui caráter acadêmico quanto aos objetivos de uma Liga e inovador no ensino, adaptando-se à rotina do estudante.
Referências
Torres AR, Oliveira GM, Yamamoto FM, Lima MCP. Academic Leagues and medical education: contributions and challenges. Interface Comun Saúde Educ. 2008;12(27):713-20.
Vieira EM, Barbieri CLA, Vilela DB, Lanhez Júnior E, Tomé FS, Woida FM et al. O que eles fazem depois da aula? As atividades extracurriculares dos alunos de ciências médicas da FMRP-USP. Medicina (Ribeirão Preto). 2004;37:84-90.
Filho PTH, Villas-Bôas PJF, Corrêa FG, Muñoz GOC, Venditti MZVC, Schellini SA, et al. Normatização da abertura de ligas. Rev Bras Educ Med. 2010;34(1):160-167.
Peres CM. Atividades extracurriculares: percepções e vivências durante a formação médica [dissertação]. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2006.
Taquette SR, Costa-Macedo LM, Alvarenga FBF et al. Currículo Paralelo: uma realidade na formação dos estudantes de Medicina da UERJ. Rev Bras Educ Med. 2003;27(3):171-6.
Rego S. Currículo Paralelo em Medicina, experiência clínica e PBL: uma luz no fim do túnel? Interface Comun Saúde Educ. 1998;2(3):35-48.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).