O IMPACTO DO DIABETES MELLITUS TIPO 2 NA QUALIDADE DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rmu.v3i1.46380Resumo
Fundamento: O Diabetes Mellitus é uma doença crônica de grande importância, tanto pelo impacto que provoca sobre o estado de saúde do portador, bem como pelos transtornos e complicações que podem interferir na qualidade de vida. Objetivo: Avaliar o impacto do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) na qualidade de vida dos pacientes atendidos nas unidade de saúde pública da cidade de Curitiba –PR. Métodos: Estudo observacional transversal. Amostra de 983 pacientes maiores de 18 anos, ambos os sexos, portadores de DM2 há mais de um ano, cadastrados nas Unidades de Saúde de Curitiba – PR, entre 2010 e 2012. Aplicou-se um questionário com 14 questões objetivas sobre o paciente, sua doença e conhecimentos acerca desta e o instrumento DQOL-Brasil (Diabetes Quality of Life Measures), contendo 46 questões divididas em quatro domínios (satisfação, impacto, preocupação com a doença e preocupação vocacional/social). O domínio impacto foi o foco da presente pesquisa, sendo esse subdividido em físico, emocional e social. Resultados: O maior impacto foi o físico (71,6%), seguido pelo emocional (77,2%) e, por fim, o social (81,2%). Pacientes em uso de insulina apresentaram uma média de impacto geral de 71,5%. Os que fazem somente uso de medicamentos apresentaram média de 80,06% (p<0,01). Pacientes com DM2 há mais de 10 anos tiveram uma média de 74,6% enquanto que os com menos de 10 anos de 77,9% (p<0,01). Conclusão: O DM2 causa um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes, sendo maior nos que usam insulina e têm mais de 10 anos de diagnóstico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).