Mapeamento do conhecimento dos acadêmicos de medicina acerca da acupuntura

Autores

  • Ana Paula Gebert de Oliveira Franco Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Isabel Ziesemer Costa
  • Mário Massatomo Namba
  • Luiz Antônio de Ridder Bauer
  • Edmar Stevien Filho
  • Bárbara Maria Camilotti

DOI:

https://doi.org/10.5380/rmu.v2i4.42651

Palavras-chave:

Acupuntura, Graduação, Conhecimento.

Resumo

Objetivo: Este trabalho tem como objetivo verificar o conhecimento e o interesse dos acadêmicos de medicina de uma instituição de ensino superior de Curitiba acerca da acupuntura por meio de um questionário. Analisar se  a idade dos indivíduos, e o ciclo de formação, interfere no interesse acerca da acupuntura. Métodos: Foram selecionados 400 alunos do curso de medicina da Faculdade Evangélica do Paraná. O pesquisador elaborou um questionário com 19 perguntas que foram aplicadas aos sujeitos da pesquisa. Os alunos responderam de forma voluntária o questionário. Os dados obtidos foram analisados por valores de média e desvio padrão. Posteriormente foi aplicada a análise estatística por meio do teste t Student para análise dos dois grupos de idade. Para os três grupos foi utilizada a ANOVA um fator e para análise qualitativa o teste do Qui-quadrado ou de Fischer(p<0,05). Resultados: 70% dos alunos apresentaram interesse pela acupuntura. Alunos do ciclo clínico/internato têm maior propensão (48,98%)a optarem por fazer uma especialização em Acupuntura que os alunos do ciclo básico (27,50%) (p=0,016). 78,72% dos alunos que não decidiram pela especialização em acupuntura apresentaram interesse pelo conhecimento da mesma. Conclusão: A inclusão da acupuntura como disciplina eletiva do currículo básico da medicina é relevante.


Biografia do Autor

Ana Paula Gebert de Oliveira Franco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mestre em Odontologia pela UEPG.

Doutora em Odontologia pela PUCPR.

Pós-doutoranda em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pelas UTFPR.

Referências

Ulett G, Han J, Han S. Traditional and evidence-based acupuncture: history, mechanisms, and presente status. Southern Medical Journal. 1998; 91(12):1115-1120.

White A, Ernest E. A brief history of acunpuncture. Rheumatology. 2004; 43:662-663.

Maciocia G. History of acupuncture. Journal of chinese medicine. 1982; 9:1-11.

Scognamillo-Szabó MV, Bechara GH. Acupuntura: bases científicas e aplicações. Ciência Rural Santa Maria. 2001; 31(6):1091-1099.

Amadera JEP, Pai Hj, Hsing WT, Teixeira MZ, Martins MA, Lin CA. The teaching of acupuncture in the university of São Paulo School of Medicine, brazil. Rev Assoc. Med. Bras. 2010; 56(4):458-461.

Herbal and traditional medicines. Who Drug Information. 2009; 23(1):8-11.

Akan H, Izbirak G, Kaspar EC, Kaya ÇA, Aydin S, Demircan N, Bucaktepe PG, Özer C, Sahin HS, Hayran O. Knowledge and attitudes towards complementary and alternative medicine among medical students in Turkey. Complementary and Alternative Medicine. 2012; 12:115- 121.

Charteji R, Tractenberg RE, Amri H, Lumpkin M, Amorosi SB, Haramati A. A large-sample survey oe eirst- and second-year medical student attitudes toward complementary and alternative medicine in the curriculum and in practice. Alternative Therapies. 2007; 13(1):30-35.

Loh, KP, Ghorab H, Clarke E, Conroy R, Barlow J. Medical Students’ Knowledge, Perceptions, and Interest in Complementary and Alternative Medicine. The journal of alternative and complementary medicine. 2013; 19(4):360–366.

Ruedy J, Kaufman DM, MacLeod H. Alternative and complementary medicine in Canadian medical schools: a survey. JAMC. 1999; 160(6):816-817.

Frass M, Strassi RP, Friehs H, Müllner M, Kundi M, Kaye AD. Use and Acceptance of Complementary and Alternative Medicine Among the General Population and Medical Personnel: A Systematic Review. The Ochsner Journal. 2012; 12:45–56.

Guimarães SB, Guimarães IBA, Dias PA, Silva ATT. Introduzindo a acupuntura para estudantes de medicina alopática: um estudo de suas atitudes e crenças. Cad. Naturol. Terap. Complem. 2013; 2(2): 43-50.

Iorio, RC, Siqueira AA, Yamamura Y. Acupuntura: Motivações de Médicos para a Procura de Especialização. Rev. Bras. de Educação Médica. 2010; 34(2):247-254.

Külkamp I, Burin GD, Souza MHM, Silva P, Piovezan AP. Aceitação de Práticas Não-Convencionais em Saúde por Estudantes de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina. Rev. Bras. de Educação Médica. 2007; 31(3):229-235.

Taylor N, Blackwell A. Complementary and Alternative Medicine Familiarization: What’s happening in Medical Schools in Wales?. 2010; 7(2): 265-269.

Yeo ASH, Yeo JCH, Yeo C, et al. Perceptions of complementary and alternative medicine amongst medical students in Singapore – a survey. Acupunct Med. 2005; 23:19-26.

Machado MMT, Oliveira JC, Fechine ADL. Acupuntura: Conhecimento e Percepção de Professores Universitários. Rev. Bras. de Educação Médica. 2012; 36(1): 46-49.

Downloads

Publicado

2015-12-08

Como Citar

Franco, A. P. G. de O., Costa, I. Z., Namba, M. M., Bauer, L. A. de R., Filho, E. S., & Camilotti, B. M. (2015). Mapeamento do conhecimento dos acadêmicos de medicina acerca da acupuntura. Revista Médica Da UFPR, 2(4), 160–164. https://doi.org/10.5380/rmu.v2i4.42651

Edição

Seção

Artigos Originais