NÍVEIS DE VITAMINA D E SUA SUPLEMENTAÇÃO EM RELAÇÃO AO RISCO DE MORTE POR CAUSA ESPECÍFICA: DISCUSSÃO E RESUMO DE UMA METANÁLISE E REVISÃO SISTEMÁTICA RECENTEMENTE PUBLICADA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rmu.v1i2.40985Palavras-chave:
Vitamina D, Deficiência de Vitamina D, MortalidadeResumo
Existem duas formas de vitamina D: vitamina D2 (ergocalciferol) e vitamina D3 (colecalciferol). A suplementação de vitamina D melhora condições ósseas como raquitismo, diminui a incidência de fraturas e quedas. Postula-se que essa reposição de vitamina D poderia também reduzir os riscos de desenvolvimento de várias doenças, como esclerose múltipla, doenças autoimunes e infecções. Apesar do grande número de estudos, os benefícios do uso da vitamina D na população em geral permanecem controversos. Propõe-se a discussão de artigo de revisão e metanálise que contempla a relação dos níveis séricos de vitamina D e sua suplementação com associação de risco de morte
Referências
Chowdhury R et al. Vitamin D andriskof cause specificdeath: Systematic review and meta-analysis of observational cohort and randomised intervention studies BMJ 2014 Apr 1; 348:g1903. Disponível em: (http://dx.doi.org/10.1136/bmj.g1903)
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
