Open Journal Systems

CEM ANOS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFPR 1914-2014

Claudete Reggiani

Resumo


O curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná foi implantado em outubro de 1913, em reunião do Conselho Superior, com a denominação de Curso de Medicina e Cirurgia, iniciando sua primeira turma em março de 1914 e comemorando neste ano de 2014 o seu 100º aniversário de formação médica. Foi o quinto curso de medicina criado no Brasil, sendo um dos mais antigos do país.

Durantes estes 100 anos passamos por diversas denominações: Curso de Medicina e Cirurgia, em 1913, Faculdade de Medicina do Paraná, em 1920, Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná, em 1946, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, em 1965, e desde 1973, com a ocorrida reforma universitária brasileira, é denominado de Curso de Medicina do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná.

Ao longo da sua história o curso passou por vários modelos de formação médica, sempre pautados nas necessidades e no papel do médico na sociedade e no mercado de trabalho. Com ênfase em promoção e prevenção da saúde, responsabilidade social da formação e da própria universidade, sempre priorizou o aperfeiçoamento constante dos modelos pedagógicos.

Atualmente a formação médica na UFPR segue as diretrizes curriculares do Conselho Nacional de Educação, que define o perfil médico como o de um profissional com formação generalista, humanista, critica e reflexiva, capacitado para atuar no processo saúde-doença em diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde na perspectiva da integralidade da assistência.

O curso de Medicina na UFPR tem modalidade de ensino presencial, possuindo carga horária mínima de 8.400 horas com integralização mínima em 12 semestres, contando com oferta de turnos matutino e vespertino autorizados. O ensino teórico-prático é desenvolvido em oito períodos, com 4.820 horas, além de quatro períodos de estágios, com 3440 horas, em cinco grandes áreas. A formação recebe a implantação de atividades flexíveis que compreendem: iniciação cientifica, monitoria, atividades de extensão, disciplinas optativas, bem como o trabalho de conclusão de curso que possibilita o conhecimento da metodologia científica e a participação na produção de novos conhecimentos.

O corpo docente do curso é, e sempre foi, composto por profissionais com grande experiência e reconhecimento nacional e internacional, integrados e com o compromisso pautado no ensino de qualidade na graduação e nas pós-graduações: latu sensu e stricto sensu. Visam à formação de profissionais voltados à necessidade da população, realizam pesquisas através das quais iluminam novos caminhos e novos saberes, e escrevem publicações pelas quais transmitem novos conhecimentos.

Comemorar cem anos de história de uma escola é uma grande honra, mas traz consigo o desafio de buscar novas ideias e de se renovar. Portanto neste momento, é importante que todos da nossa comunidade médica pensem nas salas de aulas como espaços de inovação, tanto na saúde como na educação, nos quais alunos e professores que vivem o cotidiano do curso possam discutir e buscar meios de transformar a sociedade, não ficando dependentes somente das ações e intenções de políticos. É necessário repensar a forma de ensinar e de contribuir para a melhoria efetiva da saúde.

Parabéns ao curso de medicina, parabéns a todos os que fazem parte desta história, e juntos vamos enfrentar os desafios futuros do ensino e da profissão.

 

 

Claudete Reggiani

Professora Associada do Departamento de Tocoginecologia

Diretora do Setor de Ciências da Saúde da UFPR

                           Diretora de Implantação do Hospital e Maternidade Vitor Ferreira do Amaral

                                                           Ex-chefe do Departamento de Tocoginecologia da UFPR

                                                                      Ex-coordenadora do curso de medicina da UFPR

                                              Ex- presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana

Ex-presidente da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná

Ex-aluna de graduação e pós-graduação latu sensu e stricto sensu da UFPR

R


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rmu.v1i3.40745

DOI (PDF): http://dx.doi.org/10.5380/rmu.v1i3.40745.g24945

Apontamentos

  • Não há apontamentos.