DO EDITOR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rmu.v1i3.40744Resumo
“O papel das resinas trocadoras de íons na hipercalemia aguda com manifestação eletrocardiográfica é questionável, pois o tempo necessário para a ação da resina é incompatível com a rapidez necessária nesta situação que ameaça à vida”. Esta é a conclusão do artigo de revisão da Professora Maria Aparecida Pachaly, da Disciplina de Nefrologia da UFPR, publicado nesta edição da RMU. A hipercalemia, definida como potássio sérico acima de 5,5 mEq/L, constitui emergência clínica, que demanda rápido tratamento pelo médico atendente. Nesta revisão, a Dra. Maria Aparecida aborda de maneira crítica os tipos de resina disponíveis, seus benefícios e limitações. Leitura imperdível.
Dois artigos muito interessantes, resultado de palestras proferidas durante a Semana de Comemoração dos 100 anos da faculdade de Medicina da UFPR, também fazem parte desta edição. O professor Miguel Ibraim A. Hanna Sobrinho, chefe do DCM, aborda o tema Formação Médica e a Evolução do Curso de Medicina. E a chefe do Setor de Ciências da Saúde, professora Claudete Reggiani, discorre sobre o passado, presente e futuro do curso de Medicina da UFPR.
Boa Leitura,
Mauricio de Carvalho
Editor
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).