EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rmu.v1i2.40700Resumo
Prezados leitores,
É com muita satisfação que apresentamos o segundo número da Revista Médica da UFPR. Este número, assim como o primeiro, é resultado de um esforço conjunto. Cabe, em primeiro lugar, um agradecimento especial aos autores dos artigos aqui exibidos. Sem o esforço despendido por eles não seria possível a concretização de mais uma edição da revista. Além disso, é resultado do esforço e do diálogo da equipe de editores e revisores.
Os temas desta edição incluem três artigos originais: perfil das vítimas de trauma torácico em Pronto-Socorro; estudo da composição corporal em pacientes com doença renal crônica; e um trabalho sobre laqueadura tubária como causa de infertilidade. Além de dois relatos de casos, um sobre uma doença relativamente comum (lúpus eritematoso sistêmico) com manifestação inicial rara (ascite) e outro sobre uma doença multissistêmica, a histiocitose de células de Langherhans. Gostaríamos também de chamar a atenção para um Journal Club realizado no Departamento de Clínica Médica sobre vitamina D e mortalidade, publicada há poucos dias no British Journal of Medicine. Esta metanálise tem como um dos coautores a professora Cristina P. Baena, da Pontifícia Universidade Católica, que participou da discussão e também assina o artigo de revisão sobre metanálise como fonte de evidência padrão-ouro.
Boa leitura,
Os Editores.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
