AS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rmu.v1i2.40699Resumo
Revistas locais de universidades ou serviços têm como objetivo, além de divulgar ciência, estimular educação e disseminar a “arte” de publicar. A medicina tem como uma das bases do conhecimento a experiência. E essa experiência relatada se transforma em aquisição de conhecimento e embasa novas testagens e hipóteses. Fazer do médico um relator é oferecer a arma que ele precisa para observar, estudar, comparar e questionar. Abre-se nesse momento uma das fronteiras da ciência. Estudos multicêntricos, duplo-cegos, placebo controlados com “n” expressivo requerem parcerias e sustentabilidade que vão além das capacidades atuais de nossas universidades, públicas ou privadas, e entram em um universo que objetiva um resultado mercadológico, outra fronteira da ciência.
Ciência pode ser feita em diversas realidades. Relatos de casos, por exemplo, tem levado a descrição e definição de novas doenças, síndromes, complicações terapêuticas de efeitos colaterais e efeitos benéficos desconhecidos de agentes farmacológicos. Relato de caso obviamente não substitui a necessidade do entendimento de um desenho de pesquisa, de estratégias estatísticas de resultados, mas quando corretamente descrito pode ser usado como uma estratégia específica de treinamento de novos autores para desenvolver a técnica de fazer ciência. Relatos de casos também podem servir como grande ferramenta educacional e ensinamento efetivo para um estudante a partir da análise crítica de um atendimento e oferecer as ferramentas necessárias, passo a passo, para tomada de decisões diagnósticas ou terapêuticas. Estamos abertos a publicar e estimular as suas observações. O impacto dependerá de sua habilidade crescente em dar qualidade ao seu pensamento científico.
Esse é o editorial que remete a missão de nossa revista.
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