ERROS DE MEDICAÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA OS CLÍNICOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rmu.v1i4.40697Resumo
Desde a publicação, em 2000, do relatório do Institute of Medicine intitulado “To Err is Human” (Errar é humano), aumentou-se significativamente a atenção sobre a segurança do paciente. A publicação mostrou que os erros no cuidado em saúde nos Estados Unidos têm grande impacto na morbidade e mortalidade dos pacientes. Entre os fatores que contribuem para os erros está a complexidade da farmacoterapia moderna, que leva à confusão dos pacientes no momento de gerenciar seus tratamentos e aos erros dos profissionais que prestam assistência à saúde. Assim, os erros de medicação têm grande importância clínica. Entretanto, as definições associadas com esse tipo de erro podem ser confusas, e o impacto sobre os indivíduos e a sociedade pode ser subestimado.
O objetivo desse artigo é fornecer uma visão geral dos erros de medicação para os médicos ligados a atenção primária e internistas, com foco em 1) definições e terminologias; 2) incidência; 3) fatores de risco; 4) estratégias de prevenção; e 5) divulgação e consequências legais dos erros de medicação.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
