EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rmu.v2i1.40655Resumo
Prezados leitores. Bem vindos a 2015, ano 2 da Revista Médica da UFPR (RMU). Após os quatro primeiros números, novos desafios e projetos. Depois da obtenção do ISSN, o International Standard Serial Number, que identifica o título de uma publicação seriada, vamos criar um endereço eletrônico próprio para a revista. Com isso, amplia-se a divulgação e as possibilidades de indexação em vários mecanismos de busca. Como sempre, contamos com a colaboração de todos para que divulguem sua produção científica em nossa revista.
Neste número, o papel do fosfato como fator de risco cardiovascular na doença renal crônica e na população geral (“o mais novo vilão das doenças cardiovasculares”, segundo os autores) é revisado pelo grupo do professor Fellype Barreto, da PUCPR. O serviço de Alergia e Imunologia, ligado ao Departamento de Pediatria do HC-UFPR, apresenta atualização sobre angioedema hereditário, uma condição rara, mas de grande importância diagnóstica. Além disto, um artigo original, realizado no Serviço de Endocrinologia e Metabologia do HC-UFPR (SEMPR), avalia indivíduos com alta densidade mineral óssea e correlaciona este achado com parâmetros clínicos e laboratoriais. Por fim, uma pergunta interessante: pode Chopin ter sofrido de fibrose cística?
Boa leitura,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
