SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA: A ESTRATÉGIA DE DIVERSIFICAÇÃO DE PORTFÓLIO DE UM FABRICANTE DE AERONAVES

Rafael Bichone, Monica Franchi Carniello

Resumo


A atual dinâmica da economia e a maior disponibilidade de informações têm levado as empresas a buscarem um maior equilíbrio entre as três bases da sustentabilidade empresarial: econômica, ambiental e social. Ao mesmo tempo, essas empresas têm que se estabelecer em uma arena competitiva cada vez mais dinâmica, onde o posicionamento pode ser facilmente copiado pelos competidores e o aumento de produtividade não vem acompanhado de uma rentabilidade duradoura. Desta forma, as empresas precisam criar e manter uma proposta de valor singular, estabelecendo atividades únicas para diferenciá-las de seus competidores. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar como um fabricante de aeronaves usou suas principais competências em alinhamento com seus objetivos estratégicos, nos últimos cinco anos, de forma a estabelecer um portfólio de produtos único, diversificando suas fontes de receita e estabelecendo um diferencial competitivo difícil de ser copiado. Com base nos relatórios financeiros dessa empresa, vemos que os resultados da estratégia de ampliação de portfólio permitiram à empresa diversificar suas fontes de receita e diminuir seu risco, num cenário econômico marcado pela crise financeira iniciada em 2008.


Palavras-chave


Sustentabilidade econômica; Administração; Estratégia; Portfólio

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ret.v10i4.35574

 

A Revista Economia & Tecnologia (RET) conta com o apoio financeiro e institucional da Fundação Araucária.

_____________________________________________________________________________

ISSN 2238-4715 [impresso]  /  ISSN 2238-1988 [on-line]