SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA: A ESTRATÉGIA DE DIVERSIFICAÇÃO DE PORTFÓLIO DE UM FABRICANTE DE AERONAVES

Autores

  • Rafael Bichone Unitau - Universidade de Taubaté
  • Monica Franchi Carniello Unitau - Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v10i4.35574

Palavras-chave:

Sustentabilidade econômica, Administração, Estratégia, Portfólio

Resumo

A atual dinâmica da economia e a maior disponibilidade de informações têm levado as empresas a buscarem um maior equilíbrio entre as três bases da sustentabilidade empresarial: econômica, ambiental e social. Ao mesmo tempo, essas empresas têm que se estabelecer em uma arena competitiva cada vez mais dinâmica, onde o posicionamento pode ser facilmente copiado pelos competidores e o aumento de produtividade não vem acompanhado de uma rentabilidade duradoura. Desta forma, as empresas precisam criar e manter uma proposta de valor singular, estabelecendo atividades únicas para diferenciá-las de seus competidores. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar como um fabricante de aeronaves usou suas principais competências em alinhamento com seus objetivos estratégicos, nos últimos cinco anos, de forma a estabelecer um portfólio de produtos único, diversificando suas fontes de receita e estabelecendo um diferencial competitivo difícil de ser copiado. Com base nos relatórios financeiros dessa empresa, vemos que os resultados da estratégia de ampliação de portfólio permitiram à empresa diversificar suas fontes de receita e diminuir seu risco, num cenário econômico marcado pela crise financeira iniciada em 2008.

Downloads

Como Citar

Bichone, R., & Carniello, M. F. (2014). SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA: A ESTRATÉGIA DE DIVERSIFICAÇÃO DE PORTFÓLIO DE UM FABRICANTE DE AERONAVES. Revista Economia & Tecnologia, 10(4). https://doi.org/10.5380/ret.v10i4.35574

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO