Expansão do Crédito no Brasil e a Vulnerabilidade do Consumidor

Autores

  • Adriana Sbicca UFPR
  • Vinícius Floriani UFPR
  • Yohanna Juk UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i4.30215

Palavras-chave:

Vulnerabilidade do consumidor, Crédito

Resumo

Através da análise de informações recentes quanto à intensa expansão do crédito à pessoa física, inadimplência e comprometimento de renda no Brasil, este texto identifica a população de baixa renda como consumidores vulneráveis.  Uma discussão nascente destaca como características principais da vulnerabilidade do consumidor a pouca experiência com a contratação do crédito e uma tendência à fragilização de sua condição financeira devido às dívidas adquiridas e à capacidade de saldá-las. O texto chama a atenção para que, além da disponibilidade de informação para que os consumidores possam decidir pela contratação ou não de dívida, as tendências futuras da situação financeira dessas famílias devem ser analisadas, o que envolve expectativa de renda e a identificação de padrões de comportamento que influenciam a contratação do crédito.

Biografia do Autor

Adriana Sbicca, UFPR

Doutora em Economia de Empresas pela Escola de Economia de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas. É professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná. Endereço eletrônico: adsbicca@ufpr.br

 


Vinícius Floriani, UFPR

Graduando em Ciências Econômicas, UFPR. 

Yohanna Juk, UFPR

Graduanda em Ciências Econômicas, UFPR. 

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Como Citar

Sbicca, A., Floriani, V., & Juk, Y. (2012). Expansão do Crédito no Brasil e a Vulnerabilidade do Consumidor. Revista Economia & Tecnologia, 8(4). https://doi.org/10.5380/ret.v8i4.30215

Edição

Seção

MACROECONOMIA