Open Journal Systems

Expansão do Crédito no Brasil e a Vulnerabilidade do Consumidor

Adriana Sbicca, Vinícius Floriani, Yohanna Juk

Resumo


Através da análise de informações recentes quanto à intensa expansão do crédito à pessoa física, inadimplência e comprometimento de renda no Brasil, este texto identifica a população de baixa renda como consumidores vulneráveis.  Uma discussão nascente destaca como características principais da vulnerabilidade do consumidor a pouca experiência com a contratação do crédito e uma tendência à fragilização de sua condição financeira devido às dívidas adquiridas e à capacidade de saldá-las. O texto chama a atenção para que, além da disponibilidade de informação para que os consumidores possam decidir pela contratação ou não de dívida, as tendências futuras da situação financeira dessas famílias devem ser analisadas, o que envolve expectativa de renda e a identificação de padrões de comportamento que influenciam a contratação do crédito.


Palavras-chave


Vulnerabilidade do consumidor; Crédito

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ret.v8i4.30215