Gastos públicos e crescimento econômico recente dos estados brasileiros

Autores

  • Guilherme Jonas Costa da Silva UFPR
  • Roberto Salvador Scatolin

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i3.29870

Palavras-chave:

Crescimento econômico, Finanças públicas, Dados em painel

Resumo

O presente trabalho realiza uma avaliação empírica dos possíveis efeitos dos gastos públicos sobre o crescimento econômico dos estados brasileiros. Para tanto, parte-se de um modelo teórico no qual se examina as externalidades dos gastos do setor público sobre o setor não governamental da economia. Baseado neste modelo, os resultados econométricos observados sugerem que o aumento dos gastos públicos em infraestrutura como proporção do PIB impactaria de forma positiva e significativa o crescimento econômico dos estados brasileiros.

Biografia do Autor

Guilherme Jonas Costa da Silva, UFPR

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)e Professor Adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IE/UFU). 

Roberto Salvador Scatolin

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Downloads

Publicado

2012-11-14

Como Citar

Silva, G. J. C. da, & Scatolin, R. S. (2012). Gastos públicos e crescimento econômico recente dos estados brasileiros. Revista Economia & Tecnologia, 8(3). https://doi.org/10.5380/ret.v8i3.29870

Edição

Seção

MACROECONOMIA