Geotecnologia aplicada ao agronegócio: conceitos, pesquisa e oferta

Autores

  • Miguelangelo Gianezini UFRGS
  • Rodrigo Saldías UFRGS
  • Alessandra Carla Ceolin UFRGS
  • Fernanda Scharnberg Brandão UFRGS
  • Eduardo Antunes Dias UFRGS
  • Clandio Favarini Ruviaro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28170

Palavras-chave:

Tecnologias emergentes, Geotecnologia, SIG, Agronegócio.

Resumo

A geotecnologia evoluiu significativamente nos últimos anos, motivada por interesses comerciais e legais, muitos dos quais ligados às atividades desenvolvidas no meio rural. Neste artigo, objetiva-se identificar os agentes pesquisadores, difusores, ofertantes e consumidores desta tecnologia aplicada ao agronegócio e analisar suas experiências e projeções. O estudo foi dividido em três etapas: i) visita a feiras do agronegócio, revisão de literatura e consulta a especialistas para construção do roteiro de entrevista; ii) aplicação do roteiro aos agentes pesquisadores, ofertantes e consumidores da geotecnologia; e iii) análise das informações e perspectivas fornecidas pelos entrevistados. Observou-se que a maioria das empresas opta pela contratação deste tipo de serviço como mecanismo de melhoria dos processos de gestão, na busca de um incremento da eficiência em seu planejamento, independentemente do setor no qual se encontram inseridas. A necessidade do cumprimento da legislação também influencia nesta decisão e impulsiona o desenvolvimento da própria tecnologia. Concluiu-se que a geotecnologia ainda pode ser aperfeiçoada, ajustando-se melhor às necessidades mencionadas pelos clientes, enquanto que as perspectivas vislumbradas pelos pesquisadores e ofertantes apontam para a democratização desta tecnologia, permitindo a melhora da eficiência e aumento do lucro a partir da gestão espacial.

Biografia do Autor

Miguelangelo Gianezini, UFRGS

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista do CNPq.  

Rodrigo Saldías, UFRGS

Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Alessandra Carla Ceolin, UFRGS

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutoranda em Agronegócios pela UFRGS.

Fernanda Scharnberg Brandão, UFRGS

Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda em Agronegócios pela UFRGS.

Eduardo Antunes Dias, UFRGS

Doutor em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Clandio Favarini Ruviaro, UFRGS

Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2012-10-17

Como Citar

Gianezini, M., Saldías, R., Ceolin, A. C., Brandão, F. S., Dias, E. A., & Ruviaro, C. F. (2012). Geotecnologia aplicada ao agronegócio: conceitos, pesquisa e oferta. Revista Economia & Tecnologia, 8(2). https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28170

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO