As metamorfoses do ambiente econômico e as principais preocupações das empresas brasileiras nos tempos recentes

Autores

  • Armando Dalla Costa UFPR
  • Elson Rodrigo de Souza-Santos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28166

Palavras-chave:

Governança corporativa, Ambiente econômico, Empresas.

Resumo

A partir da década de 1980 as mudanças no modelo de desenvolvimento através de reformas pró-mercado, redução da intervenção estatal, abertura econômica e competição estrangeira provocaram transformações na lógica de funcionamento e interação entre as firmas, a sociedade e a economia. Esta nova realidade serve como base para a construção do presente trabalho, destacando as particularidades brasileiras. Para isso trazemos as tendências mundiais de metamorfoses no ambiente empresarial em relação ao movimento de liberalização e desregulamentação dos mercados, integração da economia mundial e papel preponderante da inovação e tecnologia. Para o Brasil, destacamos três particularidades do movimento de liberalização e desregulamentação, mudança no ambiente macro e microeconômicos e impactos na organização interna das firmas.

Biografia do Autor

Armando Dalla Costa, UFPR

Pós-Doutor pela Université de Picardie Jules Verne (Amiens) e Doutor pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR). 

Elson Rodrigo de Souza-Santos, UFPR

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR).

Downloads

Publicado

2012-10-17

Como Citar

Dalla Costa, A., & Souza-Santos, E. R. de. (2012). As metamorfoses do ambiente econômico e as principais preocupações das empresas brasileiras nos tempos recentes. Revista Economia & Tecnologia, 8(2). https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28166

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO