Rendimentos do trabalho e de outras rendas e a queda da concentração de renda no Paraná

Autores

  • Solange de Cássia Inforzato de Souza UEL
  • Carlos Roberto Ferreira UEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28163

Palavras-chave:

Concentração de renda, Renda do trabalho, Renda das aposentadorias, Transferências de renda.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar a influência do rendimento do trabalho e de outras rendas na queda da concentração de renda no estado do Paraná. A análise revela que houve (i) uma manutenção da estrutura das fontes de renda no estado, liderada pelo trabalho e pelas aposentadorias e pensões, (ii) aumento da participação dos rendimentos do trabalho e redução da importância das transferências condicionadas na renda domiciliar no quadriênio, contrariamente ao que se observa desde a década de 1990, (iii) e queda do índice de concentração de renda no estado.

Biografia do Autor

Solange de Cássia Inforzato de Souza, UEL

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Carlos Roberto Ferreira, UEL

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2012-10-17

Como Citar

Souza, S. de C. I. de, & Ferreira, C. R. (2012). Rendimentos do trabalho e de outras rendas e a queda da concentração de renda no Paraná. Revista Economia & Tecnologia, 8(2). https://doi.org/10.5380/ret.v8i2.28163

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO