Tecnologia e política industrial na organização dos espaços de inovação

Autores

  • Renan Gonçalves Leonel da Silva Unicamp
  • Maria da Conceição da Costa Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i1.27608

Palavras-chave:

Política industrial, Inovação tecnológica, Desenvolvimento econômico.

Resumo

O  objetivo deste trabalho é apresentar como a relação entre política industrial e inovação delimitou um novo espaço para o “pensar” do desenvolvimento tecnológico. Essa reconfiguração trouxe para o centro do debate político uma diversidade de atores ligados a ciência e tecnologia (universidades e institutos de pesquisa, por exemplo), fundamentais na atividade de catching-up tecnológico. Com isso, espaços produtivos surgem como cenário privilegiado para a geração de economias mais competitivas e com alta capacidade de adaptação à mudança tecnológica.

Biografia do Autor

Renan Gonçalves Leonel da Silva, Unicamp

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (Unesp). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Maria da Conceição da Costa, Unicamp

Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Downloads

Publicado

2012-06-12

Como Citar

Silva, R. G. L. da, & Costa, M. da C. da. (2012). Tecnologia e política industrial na organização dos espaços de inovação. Revista Economia & Tecnologia, 8(1). https://doi.org/10.5380/ret.v8i1.27608

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO