Distribuição geográfica do PIB 'per capita'

Autores

  • Fábio José Ferreira da Silva BCB
  • Fernando de Aquino Fonseca Neto BCB

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v8i1.27591

Palavras-chave:

Distribuição geográfica, Índice T-Theil.

Resumo

O artigo apresenta uma aplicação do índice T-Theil para analisar a distribuição territorial do PIB per capita no Brasil, no período 1999/2008. A decomposição do índice permite mensurar a desigualdade espacial em níveis municipal, estadual e regional. Dos resultados subnacionais obtidos, destacam-se a melhora da distribuição estadual no centro-oeste e o aumento da concentração municipal no sudeste. No país, a desconcentração entre regiões e entre estados foi superior ao aumento da concentração entre municípios, estabelecendo um padrão de crescimento territorialmente desconcentrador, ao contrário do observado na China.

Biografia do Autor

Fábio José Ferreira da Silva, BCB

Mestre em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV). Analista do Núcleo Regional de Pesquisas Econômicas (NUPEC) do Banco Central do Brasil (BCB), em Recife. 

Fernando de Aquino Fonseca Neto, BCB

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Universidade Católica de Pernambuco e Analista do Núcleo Regional de Pesquisas Econômicas (NUPEC) do Banco Central do Brasil (BCB), em Recife.

Downloads

Publicado

2012-06-12

Como Citar

Silva, F. J. F. da, & Fonseca Neto, F. de A. (2012). Distribuição geográfica do PIB ’per capita’. Revista Economia & Tecnologia, 8(1). https://doi.org/10.5380/ret.v8i1.27591

Edição

Seção

MACROECONOMIA