A ascensão da China na economia mundial: efeitos sobre o Brasil e América Latina

Autores

  • Jose Gabriel Porcile Meirelles UFPR
  • Wellington Pereira UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i1.27452

Palavras-chave:

Comércio internacional, China, Exportações brasileiras.

Resumo

A análise das oportunidades e desafios que se abrem para o Brasil na economia internacional deve necessariamente levar em conta o novo cenário definido pela integração plena da China e da Índia ao comércio. A expansão da demanda de commodities impulsionada por esses países tem sido uma fator favorável ao crescimento econômico. Ao mesmo tempo, ela tende a reforçar uma especialização em setores que no longo prazo não são os mais dinâmicos do ponto de vista de demanda e da geração de tecnologia. Tanto os indicadores de especialização do Brasil, como a análise do conteúdo tecnológico do comércio com a China, confirmam essa preocupação com relação à natureza da inserção brasileira no ciclo recente de expansão do comércio mundial.

Biografia do Autor

Jose Gabriel Porcile Meirelles, UFPR

PhD em História Econômica pela London School of Economics (Inglaterra). Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Wellington Pereira, UFPR

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Economia da UFPR. 

Downloads

Como Citar

Meirelles, J. G. P., & Pereira, W. (2008). A ascensão da China na economia mundial: efeitos sobre o Brasil e América Latina. Revista Economia & Tecnologia, 4(1). https://doi.org/10.5380/ret.v4i1.27452

Edição

Seção

ARTIGOS