Interação Universidade–Empresa

Autores

  • Ana Paula Cerrón UFPR
  • José Gabriel Porcile Meirelles UFPR
  • Luis Esteves UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i2.27424

Palavras-chave:

Cooperação universidade-empresa, Inovação tecnológica.

Resumo

O trabalho discute a importância da cooperação Universidade-Empresa no Brasil e analisa os efeitos dessa cooperação no desempenho da firma. Existem diversos estudos que mostram que as universidades têm um importante papel na oferta de capacidades de pesquisa e de treinamento avançado em países em desenvolvimento. Nesses países em geral o peso do setor privado no esforço de P&D é menor. Estudos econométricos realizados com uma ampla base de dados para o Brasil mostram que a existência de cooperação entre empresas e universidades tem um impacto significativo no desempenho competitivo das firmas.

Biografia do Autor

Ana Paula Cerrón, UFPR

Mestranda em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

José Gabriel Porcile Meirelles, UFPR

PhD em Economic History pela London School of Economics (Reino Unido). Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Luis Esteves, UFPR

Doutorando em Economia pela Università degli Studi di Siena (Itália). Professor Assistente da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Downloads

Como Citar

Cerrón, A. P., Meirelles, J. G. P., & Esteves, L. (2008). Interação Universidade–Empresa. Revista Economia & Tecnologia, 4(2). https://doi.org/10.5380/ret.v4i2.27424

Edição

Seção

ARTIGOS