Crise Financeira e seus Impactos sobre a economia brasileira

Autores

  • Marcelo Curado UFPR
  • Luciano Nakabashi UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27390

Palavras-chave:

Crise financeira, Efeito contágio, Crescimento econômico.

Resumo

O presente artigo busca fazer uma breve análise das raízes e conseqüências da atual crise financeira iniciada nos Estados Unidos. A origem desta crise encontra-se no brutal processo de desregulamentação que caracterizou o sistema financeiro internacional, particularmente o norte-americano nos últimos vinte e cinco anos, mostrando que a idéia de que a economia se ajusta automaticamente, através do funcionamento da “mão invisível” do mercado nunca esteve tão longe de representar o mundo real, sobretudo o mundo das finanças especulativas. Seus impactos sobre a economia brasileira ainda não são conhecidos, mas dependem, parcialmente, das decisões a serem tomadas pelos gestores de política econômica.

Biografia do Autor

Marcelo Curado, UFPR

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Luciano Nakabashi, UFPR

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Como Citar

Curado, M., & Nakabashi, L. (2008). Crise Financeira e seus Impactos sobre a economia brasileira. Revista Economia & Tecnologia, 4(3). https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27390

Edição

Seção

ARTIGOS