Inflação, nível de atividade e setor externo: o desempenho dos principais indicadores da economia brasileira

Autores

  • Guilherme R. S. Souza e Silva UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27378

Palavras-chave:

Inflação, Nível de Atividade, Política Monetária, Setor Externo.

Resumo

O artigo tem o objetivo de apresentar e analisar o desempenho recente dos indicadores de quatro importantes pontos da economia brasileira, quais sejam: inflação atual e perspectivas, nível de atividade, setor externo e política monetária. Para todos os tópicos são apresentados os valores recentemente divulgados e as expectativas de mercado segundo a Gerência Executiva de Relacionamento com Investidores (GERIN) do Banco Central do Brasil. No tópico referente à inflação são mostrados os principais índices inflacionários, entre eles o IPCA (índice oficial do regime de metas de inflação), IGP-M, IGP-DI, IPA-DI e INCC. Na análise do nível de atividade é enfatizado o desempenho recente da indústria brasileira, apresentando indicadores da produção e do nível de emprego industrial. Os principais indicadores do setor externo são avaliados, em conjunto com as taxas de câmbio real e nominal no terceiro tópico. Finalmente o tópico de política monetária apresenta as expectativas para a taxa de juros e uma visão sobre a condução da política monetária pelo Banco Central.

Biografia do Autor

Guilherme R. S. Souza e Silva, UFPR

Mestrando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Consultor do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG).

Downloads

Como Citar

Souza e Silva, G. R. S. (2008). Inflação, nível de atividade e setor externo: o desempenho dos principais indicadores da economia brasileira. Revista Economia & Tecnologia, 4(3). https://doi.org/10.5380/ret.v4i3.27378

Edição

Seção

ARTIGOS