'Catching-up' no setor agrícola brasileiro: o papel das novas instituições

Autores

  • Marcos Paulo Fuck Unicamp
  • Ana Célia Castro UFRJ
  • Sergio Salles-Filho Unicamp
  • Sergio Paulino de Carvalho Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i4.27347

Palavras-chave:

Catching-up, Regimes tecnológicos, Propriedade intelectual, Melhoramento vegetal.

Resumo

O presente artigo contempla uma discussão sobre o processo de catching-up do sistema brasileiro de pesquisa agrícola, com destaque para a nova institucionalidade que vem sendo criada na pesquisa e na transferência das novas tecnologias geradas no processo de melhoramento vegetal. Atenção especial é dada à articulação entre os atores públicos e privados participantes desse processo, sobretudo considerando-se as novas formas de apropriabilidade decorrentes do fortalecimento dos direitos de propriedade intelectual.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Fuck, Unicamp

Doutorando em Política Científica e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)  e Pesquisador Associado do Grupo de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT/Unicamp). 

Ana Célia Castro, UFRJ

Professora Titular do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia da UFRJ) e Coordenadora do MINDS (Multidisciplinary Interinstitutional Network on Development and Strategies).

Sergio Salles-Filho, Unicamp

Professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Sergio Paulino de Carvalho, Unicamp

Coordenador de Articulação Institucional do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI); Pesquisador Licenciado da PESAGRO-Rio e Pesquisador Associado do Grupo de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação da Unicamp. 

Downloads

Como Citar

Fuck, M. P., Castro, A. C., Salles-Filho, S., & Carvalho, S. P. de. (2008). ’Catching-up’ no setor agrícola brasileiro: o papel das novas instituições. Revista Economia & Tecnologia, 4(4). https://doi.org/10.5380/ret.v4i4.27347

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO