'Boom' nas vendas de autoveículos via crédito farto, preços baixos e confiança em alta: o caso de um ciclo?

Autores

  • Fábio Augusto Reis Gomes Ibmec/SP
  • Fabio Maciel Ramos Quest Investimentos

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i4.27329

Palavras-chave:

Indústria automobilística, Vendas de veículos, Crédito pessoas-físicas, Confiança do consumidor, Confiança do empresário.

Resumo

A proposta deste trabalho é contribuir para o debate acerta dos primeiros efeitos da crise de crédito mundial na economia brasileira. Seus primeiros efeitos já podem ser observados nos números de outubro referentes a vendas de veículos, crédito ao consumidor e expectativas para o futuro próximo. Para esta análise, lançou-se mão da ferramenta dos Vetores Auto-Regressivos (VAR) de forma a estimar os impactos de uma alta (ou queda) do crédito, dos preços e da confiança nas vendas de automóveis. A conclusão é de que as variáveis escolhidas são relevantes, sobretudo o volume de crédito. Este escasseando, as vendas de automóveis não só devem, como já estão, de fato, em fase de contração.

Biografia do Autor

Fábio Augusto Reis Gomes, Ibmec/SP

Doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Professor do IBMEC/SP.

Fabio Maciel Ramos, Quest Investimentos

Economista. Analista da Quest Investimentos.

Downloads

Como Citar

Gomes, F. A. R., & Ramos, F. M. (2008). ’Boom’ nas vendas de autoveículos via crédito farto, preços baixos e confiança em alta: o caso de um ciclo?. Revista Economia & Tecnologia, 4(4). https://doi.org/10.5380/ret.v4i4.27329

Edição

Seção

MACROECONOMIA