Open Journal Systems

'Boom' nas vendas de autoveículos via crédito farto, preços baixos e confiança em alta: o caso de um ciclo?

Fábio Augusto Reis Gomes, Fabio Maciel Ramos

Resumo


A proposta deste trabalho é contribuir para o debate acerta dos primeiros efeitos da crise de crédito mundial na economia brasileira. Seus primeiros efeitos já podem ser observados nos números de outubro referentes a vendas de veículos, crédito ao consumidor e expectativas para o futuro próximo. Para esta análise, lançou-se mão da ferramenta dos Vetores Auto-Regressivos (VAR) de forma a estimar os impactos de uma alta (ou queda) do crédito, dos preços e da confiança nas vendas de automóveis. A conclusão é de que as variáveis escolhidas são relevantes, sobretudo o volume de crédito. Este escasseando, as vendas de automóveis não só devem, como já estão, de fato, em fase de contração.

Palavras-chave


Indústria automobilística; Vendas de veículos; Crédito pessoas-físicas; Confiança do consumidor; Confiança do empresário.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ret.v4i4.27329