O mercado internacional de produtos lácteos: os efeitos do acordo Mercosul-UE sobre o Brasil

Autores

  • Augusto Mussi Alvim PUC/RS
  • Silvana Longo Moraes PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i2.27272

Palavras-chave:

Produtos lácteos, Mercosul (UE), Mercado brasileiro.

Resumo

Este artigo analisa o mercado internacional de produtos lácteos e os efeitos do acordo Mercosul (UE) sobre o setor de lácteos no Brasil. Para atingir este objetivo são apresentados os principais países produtores e consumidores de lácteos no mundo e discutidos os ganhos e as perdas potenciais no caso do Mercosul (UE). É utilizado um modelo de equilíbrio parcial formulado como um Problema de Complementaridade Mista que permite avaliar mudanças em termos de produção, consumo e comércio considerando diferentes cenários alternativos. Este modelo considera multirregiões e multiprodutos, o que permite analisar o impacto de políticas de livre comércio para regiões selecionadas e diversos produtos lácteos.

Biografia do Autor

Augusto Mussi Alvim, PUC/RS

Pós-Doutor pela Massey University (Nova Zelândia). Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). 

Silvana Longo Moraes, PUC/RS

Graduanda da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Bolsista da FAPERGS.

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Como Citar

Alvim, A. M., & Moraes, S. L. (2009). O mercado internacional de produtos lácteos: os efeitos do acordo Mercosul-UE sobre o Brasil. Revista Economia & Tecnologia, 5(2). https://doi.org/10.5380/ret.v5i2.27272

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO