Segurança do alimento e economia da rastreabilidade

Autores

  • Moisés de Andrade Resende Filho UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i2.27270

Palavras-chave:

Segurança do alimento, Falhas de mercado, Rastreabilidade, Regulação.

Resumo

O artigo discute a importância da segurança do alimento e os vários tipos de falhas de mercado envolvidos em sua provisão. Defende-se que apesar de não objetivar interferências diretas nos processos produtivos de modo a aumentar a segurança do alimento, a rastreabilidade é uma tecnologia que pode atuar na criação de incentivos ao longo de cadeias produtivas de alimentos e, mesmo, reduzir a probabilidade de exposição dos consumidores a alimentos inapropriados ao consumo. Nesse contexto,  a regulamentação do setor de alimentos via a imposição de sistemas de rastreabilidade deve ser uma possibilidade a ser considerada e, portanto, melhor estudada via trabalhos teóricos e empíricos.

Biografia do Autor

Moisés de Andrade Resende Filho, UFJF

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Minnesota (EUA). Professor adjunto do Departamento de Análise Econômica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Como Citar

Resende Filho, M. de A. (2009). Segurança do alimento e economia da rastreabilidade. Revista Economia & Tecnologia, 5(2). https://doi.org/10.5380/ret.v5i2.27270

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO