A Randon e a sua trajetória de expansão e internacionalização

Autores

  • Armando Dalla Costa UFPR
  • Elson Rodrigo de Souza-Santos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i3.27146

Palavras-chave:

Randon, Empresa familiar, Expansão, Internacionalização.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar a história do conglomerado de firmas Randon, que nasceu como uma pequena empresa familiar na cidade gaúcha de Caxias do Sul no fim dos anos 1940. Atualmente o conglomerado atua  nos segmentos de implementos rodoviário-ferroviários, veículos comerciais especiais, autopeças e, em menor escala, no segmento de consórcios visando facilitar a venda de seus produtos. Hoje, possui operações nos quatro cantos do globo, inclusive com plantas industriais na China e Estados Unidos. Nesses mais de 60 anos de história, a Randon transformou-se em uma das maiores empresas privadas brasileiras através de uma bem implantada estratégia de diversificação de seus negócios e de seu processo de internacionalização.

Biografia do Autor

Armando Dalla Costa, UFPR

Pós-Doutor pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens (França). Doutor pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia  Empresarial (NUPEM/UFPR).

Elson Rodrigo de Souza-Santos, UFPR

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Como Citar

Dalla Costa, A., & Souza-Santos, E. R. de. (2009). A Randon e a sua trajetória de expansão e internacionalização. Revista Economia & Tecnologia, 5(3). https://doi.org/10.5380/ret.v5i3.27146

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO