Exploração das reservas petrolíferas do pré-sal, papel da Petrobras e os novos marcos regulatórios

Autores

  • Armando Dalla Costa UFPR
  • Elson Rodrigo de Souza-Santos

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v5i4.27112

Palavras-chave:

Pré-sal, Petrobras, Marco regulatório, Exploração.

Resumo

O objetivo desse trabalho é abordar as mudanças propostas na legislação atual que regulamenta o setor petrolífero no Brasil e o modelo proposto para ser utilizado como base na exploração das jazidas petrolíferas do pré-sal. Em um primeiro momento apresentamos o que são as jazidas petrolíferas do pré-sal e quais as suas características considerando os dados atuais. Posteriormente, abordamos qual foi o papel da Petrobras nessas descobertas e como desenvolveu tecnologia para viabilizar a sua exploração, seguida pela discussão sobre o que é a legislação atual, as suas deficiências e as propostas de mudança. Finalmente, discutindo o que é o modelo de exploração que se desenha para o pré-sal e quais são as dificuldades e desdobramentos econômico-financeiros.

Biografia do Autor

Armando Dalla Costa, UFPR

Doutor pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle) e Pós-Doutor pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens. Professor  do Departamento de Economia e  do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR).

Elson Rodrigo de Souza-Santos

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR). Bolsista do CNPq.

Downloads

Como Citar

Dalla Costa, A., & Souza-Santos, E. R. de. (2009). Exploração das reservas petrolíferas do pré-sal, papel da Petrobras e os novos marcos regulatórios. Revista Economia & Tecnologia, 5(4). https://doi.org/10.5380/ret.v5i4.27112

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO