A internacionalização dos bancos brasileiros: os casos de Itaú/Unibanco e Banco do Brasil

Autores

  • Armando Dalla Costa UFPR
  • Elson Rodrigo Souza-Santos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27032

Palavras-chave:

Expansão, Internacionalização, Itaú/Unibanco, Banco do Brasil.

Resumo

A existência de grandes empresas brasileiras com destaque em suas áreas de atuação e vocação para se transformarem em multinacionais suscita a pergunta se existe algo semelhante em relação aos bancos nacionais. Considerando essa questão, o trabalho busca investigar duas instituições, Itaú/Unibanco e Banco do Brasil, identificadas preliminarmente com as de maior vocação e que apresentam uma estratégia explícita de internacionalização.

Biografia do Autor

Armando Dalla Costa, UFPR

Pós-Doutor pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens (França) e Doutor pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR).

Elson Rodrigo Souza-Santos, UFPR

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (NUPEM/UFPR). Bolsista do CNPq. 

Downloads

Como Citar

Dalla Costa, A., & Souza-Santos, E. R. (2010). A internacionalização dos bancos brasileiros: os casos de Itaú/Unibanco e Banco do Brasil. Revista Economia & Tecnologia, 6(1). https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27032

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO