O financiamento das empresas inovadoras: alternativas para discussão

Autores

  • Luiz Martins de Melo UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27029

Palavras-chave:

Sistema nacional de inovação, Sistema financeiro, Financiamento, Inovação.

Resumo

O investimento em inovação depende de condições institucionais mais amplas do que aquelas relacionadas diretamente ao poder decisório das empresas. Em especial as políticas, monetária fiscal e cambial, afetam decisivamente as expectativas dos empresários inovadores. Em um ambiente macroeconômico hostil essas expectativas vão direcionar os investimentos para atividades menos arriscadas e inseguras do que a inovação na tomada de decisão de investir das empresas com relação à valorização dos sues ativos.

Biografia do Autor

Luiz Martins de Melo, UFRJ

Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor adjunto do Instituto de Economia da UFRJ.

Downloads

Como Citar

Melo, L. M. de. (2010). O financiamento das empresas inovadoras: alternativas para discussão. Revista Economia & Tecnologia, 6(1). https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27029

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO