Estratégias tecnológicas na Argentina, Brasil e México

Autores

  • Fernanda De Negri IPEA

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27027

Palavras-chave:

Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, Empresas estrangeiras.

Resumo

Este texto analisa os esforços tecnológicos do Brasil, Argentina e México a partir de uma consolidação inédita das informações disponíveis nas pesquisas de inovação dos três países. Embora sejam os três maiores e mais industrializados países do continente, o estudo identifica que os países são bastante heterogêneos em termos de seus investimentos em atividades inovadoras e, particularmente, em P&D. Os dados sugerem que as empresas desses países adotam estratégias tecnológicas distintas para realizar inovações, independentemente dos setores onde estão localizadas. Além disso, verificamos que as empresas estrangeiras, embora representem parcela significativa do faturamento industrial nos três países, contribuem de forma diferenciada para a produção local de conhecimento em cada um dos países.

Biografia do Autor

Fernanda De Negri, IPEA

Doutora em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Downloads

Como Citar

Negri, F. D. (2010). Estratégias tecnológicas na Argentina, Brasil e México. Revista Economia & Tecnologia, 6(1). https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27027

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO