Desenvolvimento financeiro e crescimento econômico no Brasil (1995-2004)

Autores

  • Fabrício J. Missio Cedeplar/UFMG
  • Frederico G. Jayme Jr. Cedeplar/UFMG
  • Ana Maria H. C. de Oliveira Cedeplar/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27021

Palavras-chave:

Intermediação financeira, Crescimento econômico, Regressão quantílica.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar empiricamente a relação entre desenvolvimento financeiro e crescimento econômico para as Unidades Federativas do Brasil. Para tanto, realizou-se um exercício econométrico com o auxílio da técnica de regressão quantílica, o que permitiu um mapeamento mais completo do impacto gerado pelas medidas de desenvolvimento financeiro utilizadas sobre a variável resposta (PIB estadual). As evidências encontradas sugerem uma relação positiva entre desenvolvimento do sistema financeiro e crescimento econômico.

Biografia do Autor

Fabrício J. Missio, Cedeplar/UFMG

Professor de Economia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutorando em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). |Bolsista da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). 

Frederico G. Jayme Jr., Cedeplar/UFMG

Professor associado do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista do CNPq.

Ana Maria H. C. de Oliveira, Cedeplar/UFMG

Professora adjunta do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade de Minas Gerais (UFMG) e bolsista do CNPq.

Downloads

Como Citar

Missio, F. J., Jayme Jr., F. G., & Oliveira, A. M. H. C. de. (2010). Desenvolvimento financeiro e crescimento econômico no Brasil (1995-2004). Revista Economia & Tecnologia, 6(1). https://doi.org/10.5380/ret.v6i1.27021

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO